quarta-feira, 22 de agosto de 2018

19ª Festa do Soquete será neste sábado, 25

Será realizada em Guarapuava, no próximo sábado, 25 de agosto, no Vittace Centro de Eventos, a 19ª edição de um dos eventos beneficentes mais tradicionais da cidade: a Festa do Soquete, um jantar à base de sabores que remetem à história e à cultura da região – o soquete de carneiro com paçoca de pinhão. O objetivo é angariar fundos para três entidades: Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer (ACPAC); Instituto de Ação Social Renascer; e Associação dos Pais e Amigos do Deficientes (APADEVI).
            Os ingressos já estão à venda, ao preço de R$ 80,00 por pessoa, e podem ser adquiridos junto a cada uma das entidades apoiadas. Para ajudar o público a ter uma visão sobre a localização das mesas, assim como das que ainda estão livres, a organização apresenta na internet o site do evento: www.festadosoquete.com.br
            O “soquete” é um apetitoso prato feito com carne do espinhaço de carneiro, temperada na véspera com vinho, sal e outros condimentos. A receita ganha ainda mais sabor com o molho de tomate, cebola e cheiros verdes, acompanhado de mandioca e batata inglesa. A “paçoca de pinhão” é preparada com carne bovina e de porco, à qual se junta pinhão cozido.
            Realizam a festa as lojas maçônicas de Guarapuava (Philantropia Guarapuavana, Acácia do Terceiro Planalto, Saint Germain, Universitária Philantropia Guarapuavana e Cavaleiros da Acácia). O Sindicato Rural de Guarapuava é um dos diversos apoiadores do evento.

Festa do Soquete 2018
(Realização das lojas maçônicas de Guarapuava)

Pontos de venda de ingressos:

Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer (ACPAC)
Rua Floriano Peixoto, nº 926
(42) 3035 3921

Instituto de Ação Social Renascer
Rua Frei Caneca, nº 25
(42) 3621 4530

Associação dos Pais e Amigos do Deficientes (APADEVI)
Rua Coronel Lustosa, nº 1870

3266 0617

19ª Cavalgada da Integração é sucesso em mais uma edição


A manhã de quarta-feira (22), começou fria e chuvosa em Candói, mas aos poucos o povo foi se aquecendo com a abertura da 19ª Cavalgada da Integração, com almoço e início do percurso na Comunidade de Cachoeira.
Mais de 150 cavaleiros e amazonas se reuniram para viver a tradição dos tropeiros que deram origem a cidade de Candói.

Este ano a expectativa para a quantidade de participantes pode ser maior do que a das edições anteriores, visto que vieram tropeiros da cidade de Três Barras - PR participar. Idosos, crianças, homens e mulheres participam do trajeto pelas estradas rurais de Candói em um percurso de 52 km feitos em três dias.

Na solenidade de abertura esteve presente o vice-prefeito de Candói, Christian Picolo, o Presidente da Câmara Valdir Costa, secretários, assessores, os vereadores Sergio Vargas e Valter da Luz, o prefeito de Três Barras – PR Hélio Bruning e a comunidade em geral.

Para o vice-prefeito de Candói este evento tem o objetivo de resgatar a cultura do município que é preciso ser preservada. “Estamos valorizando a cultura do nosso povo e, incentivando a preservação destes costumes que marcam nossa herança cultural passada de geração para geração”, disse Christian.

Para a realização do evento, todos os participantes tiveram que apresentar um exame de anemia equina dos animais, para uma melhor segurança, já que esta é uma exigência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná - SEAB.


Percurso

Os tropeiros farão a primeira parada para o pouso na comunidade de Rio Novo - Igreja Brasileira, onde vai acontecer o tradicional Baile do Tropeiro, com o grupo Jeito Garoto.

No dia seguinte a cavalgada continua sentido a Comunidade Santa Marta onde acontecerá um almoço. Na continuação do trajeto, os tropeiros vão até a Comunidade Passo Grande para mais um pernoite, na quinta-feira (23) onde haverá mais um Baile do Tropeiro com a presença do Cantor Repentista Crioulo Batista que está acompanhando a cavalgada.
E por fim, o roteiro da 19ª Cavalgada da Integração se encerra com um almoço à base de charque no Centro de Eventos Antônio Loures Alves no dia (24), sexta-feira.

Para os interessados, o mapa da Cavalgada da Integração está disponível na página da Festa Nacional do Charque no Facebook:








segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Festa Surpresa para Tia Juraci

Aconteceu neste domingo dia 19/07, festa surpresa para D. Juraci Alves Kolc, num dos salões da ACRE. A festa ficou por conta das filhas Gigi e Lane pelo esposo Volnei Kolc.
Delicia de encontro com amigos e familiares, muitos docinhos, salgadinhos, bolo e bingo. Um domingo maravilhoso.



























sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Espetáculo musical A Bela e a Fera terá sessão extra

Devido à grande procura por ingressos, o espetáculo musical A Bela e a Fera terá sessão extra. No dia 31 de agosto, no Teatro Municipal de Guarapuava, serão duas oportunidades para assistir à peça: 19h e 21h. A realização é da Mantovani Promoções, com o apoio da Prefeitura de Guarapuava.

A produção já passou por diversos municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Maringá e Cascavel. A censura é livre.  Os ingressos estão sendo vendidos no Teatro Municipal, de segunda a sexta, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, ou pelo link

“O nosso teatro tem estrutura técnica para grandes apresentações, as companhias de teatro estão buscando o nosso espaço e a população está muito participativa e interessada em assistir os espetáculos”, afirmou a diretora de Cultura, Rosevera Bernardim.

Serviço: Espetáculo musical a Bela e a Fera
Data: 31 de agosto
Hora: 19h e 21h

Local: Teatro Municipal

domingo, 12 de agosto de 2018

Ultimo dia da Expogua

Um domingo quente e ensolarado, com prova de laço; grande leilão de gado  e a presença da governadora Cida Borghetti e seu esposo Ricardo Barros ex-ministro da saúde; foram as atrações do 10º dia da Expogua.

Quero cumprimentar os grandes nomes da 43º Expogua: Marina Araujo Azevedo, Adriane Araujo Azevedo - vice presidente da Cooperaliança, Denilson Baitala - presidente e toda a diretora da Sociedade Rural, Cledemar Antonio Mazzochin presidente da Acig, pelo trabalho e coragem na realização da feira. Com certeza 2019, será um ano bem melhor.