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A hoteleira mantém seu foco na expansão internacional, especialmente na
América Latina e Ásia-Pacífico, com 12.405 apartamentos no pipeline
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Mais 80% de seu Lucro Operacional foi gerado principalmente pela contribuição
da América Latina e das principais cidades europeias
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Além da internacionalização, sua estratégia de vendas e segmentação permitiu
à Companhia compensar a queda do mercado espanhol
A Meliá Hotels International apresentou
seus Resultados correspondentes a 2012, que mostram um incremento de +7.9% da receita média por apartamento (RevPAR),
devido à melhora nos preços. A Meliá ganhou €1.362,4 milhões durante esse período, gerando um Ebitda de €249,5 milhões (+1,5%). O Lucro Líquido subiu a um patamar de €37,3 milhões, 7% a menos
que no exercício anterior, refletindo uma menor geração de ganhos pela relação
venda / revalorização de ativos (2012: €93,4
milhões; 2011: €133,0 milhões).
Os resultados
são atribuídos fundamentalmente à força do negócio hoteleiro, que graças ao enfoque
estratégico de melhorar a receita e fidelizar o cliente, conseguiu um
incremento do RevPAR acima de seu
segmento competitivo de mercado, e inclusive superando as expectativas da
Companhia sobre a tarifa média. Isso permitiu à Meliá registrar uma melhora de
Ebitda para a divisão hoteleira de +8,4%,
enquanto a qualidade da evolução seguida pelo RevPAR permitiu uma melhora de
margem do Ebtda hoteleiro de 48 pontos básicos.
A Companhia
considera que o resultado satisfatório sustenta também a extraordinária
evolução das ações que alcançaram um incremento no valor de 48,4% em 2012, claramente maior que o
índice de referência espanhol Ibex35, entre outros. Além disso, a hoteleira vem
observando a continuidade da tendência de alta com relação ao preço e ao juro
por ação neste ano de 2013.
O positivo crescimento
da economia global impulsionada pelos países emergentes e pelos Estados Unidos
durante a segunda metade do exercício, junto à melhora das condições
financeiras, apoiou o crescimento das chegadas
internacionais de turistas em 2012, que registraram um incremento global de
4% até alcançar os €1.035 milhões. O ranking de chegadas
dos turistas foi encabeçado (+4,1%)
pelas economias emergentes, onde a Meliá Hotels International foca grande parte
de seu crescimento, seguidas por uma saudável evolução das economias avançadas,
de +3,6%.
Em relação aos
mercados emissores, essa tendência
global permitiu à Companhia hoteleira um espetacular incremento de 47% nas estadias geradas conjuntamente
por mercados emissores latino-americanos como Brasil, Argentina, Colômbia e
Chile, enquanto que as procedentes dos Estados
Unidos – principal emissor para o Caribe – cresceram em 11%.
Na Espanha, manteve-se a dupla evolução já
observada em 2011, que coloca o segmento de lazer em crescimento, já que
registrou em 2012 um aumento de 3%
na chegada de turistas estrangeiros e um aumento de gastos da ordem de 5,9%. Por outro lado, a fraca demanda no
segmento urbano - fora de algumas cidades em especial voltadas ao turismo de
lazer e de negócios - disseminada ainda pela contração da conectividade aérea,
pela alta dos custos de energia, das taxas aéreas e do IVA, reafirmaram a
idoneidade do plano de contingência
da Meliá neste mercado.
Diante das
avaliações apresentadas, a Hoteleira confirma que sua estratégia de expansão e a mudança
na segmentação, dirigida de maneira crescente ao segmento upscale e aos mercados emissores menos
sensíveis ao preço, lhe permitiram se adaptar à conjuntura e compensar com
folga a queda do mercado espanhol, ao que contribuiu também o crescimento da melia.com, com vendas de €152,5 milhões, 23,2% a mais que no
exercício anterior. Em 2013 a Meliá espera incrementar suas vendas em mais de 20% através de seus canais diretos.
Expansão Internacional e crescimento seletivo na
Espanha
A progressão
em nível global do grupo, cujo resultado operacional no exterior representa
mais de 80%, reitera o acerto da aposta internacional feita pela Meliá Hotels
International. Com experiência de mais de 27 anos em hotelaria internacional e
uma ampla presença em 35 países, a Companhia pode se beneficiar em 2012 tanto
do crescimento de destinos do Caribe como da América Latina, - proporcionado
pela prosperidade econômica de mercados emissores como Estados Unidos, Canadá e
os próprios Estados latino-americanos emergentes - como do maior consumo de
mercados emissores tradicionais, a exemplo dos europeus e escandinavos, junto
ao crescimento significativo de mercados como o russo ou o asiático.
O atual pipeline do Grupo (hotéis com contratos assinados
e em processo de abertura) inclui 41 hotéis, com um total de 12.405 apartamentos,
91% dos quais pertencem aos
segmentos upscale e premium, 90%
encontram-se fora da Espanha. Em sua totalidade, correspondem a fórmulas pouco intensivas em capital
(contratos de management e locação variável). A Meliá intensifica assim seu
Plano de Expansão internacional, apoiando-se no prestígio alcançado por suas
marcas e em sua reconhecida capacidade como gestora especializada, e em 2013
espera manter o ritmo de incorporações mantido no ano anterior, em torno de um
novo hotel a cada 3 semanas.
A Companhia
destaca o crescimento e o foco colocados na América Latina e na Ásia;
na primeira, a Meliá experimentou um incremento de 30% do RevPAR em seus Resorts do Caribe; quanto à Ásia–Pacífico, a região
de maior crescimento em nível mundial no ano de 2012, continua sendo uma das
grandes prioridades, sendo que o grupo dobrou seu portfólio na região durante
os últimos dois anos, com a incorporação de novos hotéis na China, Indonésia e
Vietnã.
Nesse sentido,
a recente aliança estratégica assinada pela Meliá com o grupo imobiliário
Greenland – um dos primeiros da China – junto com o acordo já firmado anteriormente
com o grupo turístico e hoteleiro Jin Jiang, permitirão fortalecer a
implantação e o crescimento das marcas da Companhia na Ásia. Prossegue também a
expansão da Meliá nas principais capitais europeias como Viena e Düsseldorf,
onde serão abertos novos e espetaculares hotéis durante 2013.
Apesar da
prioridade internacional e do rigoroso Plano de Contingência na Espanha, a Companhia mantém uma
estratégia de crescimento seletivo
no país, caracterizada pela implantação de hotéis de marcas com um forte valor
agregado e uma demanda saudável, como a recente inauguração do Innside Madrid
Génova e do próximo Innside Madrid Luchana, que representaram a estreia desta
marca alemã fora do país, onde já conta com 15 hotéis e segue crescendo nas principais cidades.
Perspectivas para 2013
A Organização
Mundial de Turismo espera para 2013 um crescimento de 3% do setor, pouco menor do que em 2012, mas em linha com a
perspectiva de 3,8% anual até o ano
de 2030, o que reafirma os fortes fundamentos da indústria em nível
internacional. Por sua parte, a Meliá Hotels International confia no
comportamento dos hotéis e resorts da América Latina e do Caribe, tendência que
é apoiada não somente pela evolução do consumo e em suas emergentes economias
domésticas, como também pela evolução das reservas até a presente data,
especialmente no segmento de Grupos. Nesse sentido, destaca-se a contribuição
dos resorts Paradisus em Playa del Carmen (México), que esperam dobrar seu
resultado em 2013.
Na Europa, cabe destacar a evolução dos
hotéis nas prósperas cidades alemãs, assim como em Paris e Londres, onde a
Companhia aponta o forte posicionamento alcançado pelo recém-inaugurado ME
London, que já em seu primeiro mês de abertura superou as expectativas. Na
Espanha, a Meliá se beneficiará em Madrid e Barcelona de seu forte segmento upscale, menos afetado. Ainda que as cidades espanholas de segundo nível não
terão uma tarefa fácil, estima-se que a demanda corporativa nacional em Madrid
e cidades secundárias – com exceções como Bilbao ou San Sebastian – seguirá sem
aceleração apesar do impacto positivo do controle de déficit, a melhora da
balança por conta corrente e a reforma trabalhista nas principais magnitudes
macroeconômicas. Em consequência disso, a estratégia comercial da Meliá
priorizará a captação de grupos de negócios internacionais e de clientes de
lazer durante os finais de semana, aproveitando nossa liderança no segmento de
lazer e férias.
A Meliá espera
uma positiva temporada de verão, sobretudo no Mediterrâneo. Em nível global, a Companhia
aponta para um crescimento de um dígito e meio do RevPAR em 2013, crescimento
que em janeiro se manteve em 7,9%,
estimando-se para o primeiro trimestre do ano ao redor de +6%, explicado principalmente pelo preço.
O
Vice-presidente e CEO da Meliá, Gabriel Escarrer Jaume, afirma que “a Meliá apresentou resultados positivos em
2012, muito satisfatórios no que diz respeito à evolução e crescimento do
negócio internacional, e duplamente positivos no caso dos hotéis da Espanha,
com uma parte do negócio muito afetada pela crise (segmento urbano em cidades
muito dependentes do turismo doméstico) e um segmento de lazer muito dinâmico
que cresce ao ritmo de mercados emissores em plena expansão”.
Com relação às
prioridades para 2013, Escarrer afirmou que “o
foco fundamental seguirá em nossa internacionalização como Companhia gestora de
alta excelência, a consolidação de nosso balanço e, na Espanha, a otimização de
nossa estrutura e portfólio no marco de nosso Plano de Contingência,
preparando-nos para liderar o processo de recuperação que, ao se confirmar uma
melhora nas principais magnitudes macroeconômicas, poderia se iniciar em nosso
setor no ano de 2014”.
Sobre a Meliá Hotels International
Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.
Para mais informações:
www.melia.com
Siga-nos no Twitter @MeliaHotelsInt
https://twitter.com/MeliaHotelsInt
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