Empreendimento será implantado na rua XV de Novembro, ao lado de
uma emissora de TV
A implantação
de um shopping center, demanda antes de mais nada, meses de estudo e pesquisa. O
empreendedor precisa ser competitivo, se inserir no mercado local e ter
desempenho estável para que tenha retorno de seu investimento. É necessário
planejar não apenas o presente, mas o futuro. As mudanças que podem ocorrer ao
longo dos anos e estratégias para se obter sucesso nos mais diversos
cenários.
Antes de
anunciar a intenção de construir o Guarapuava Garden Shopping , a Tenco Shopping
Centers, empresa responsável pelo mall, realizou um estudo aprofundado
de toda a região; potencial de consumo, renda disponível, melhor local para
o empreendimento e crescimento populacional. Foi detectado que Guarapuava
tem cerca de 170 mil habitantes e na área de influência se destaca a
renda média mensal familiar, que chega a R$ 3563,00 contra R$ 3230,00 na
média nacional. O comércio é o que tem a
maior participação no PIB municipal, cerca de 30%, seguido de perto pelo
setor de serviços, com 29%. Em terceiro lugar aparece a indústria com 19%, Adm.
Pública, construção civil e agropecuária somam juntas 22%.
“Quando
estudamos Guarapuava, ficamos surpresos. A cidade tem um excelente sistema
viário, que vai possibilitar fácil acesso ao empreendimento. Na sequência
iniciamos os contatos com as âncoras, que hoje já estão em fase final de
negociação; Riachuelo, Renner e Lojas Americanas. Eles são a garantia de que
o mall será um sucesso”, destaca Arnaldo Marinho, Diretor de Obras da
Tenco Shopping Centers.
Segundo Arnaldo, a primeira fase do projeto é uma das mais
importantes, porém complexa e lenta. É nesse estágio que são
elaborados todos os projetos técnicos - arquitetura, viário, alvenaria,
fachada, automação, supervisão predial, esquadrias, impermeabilização,
iluminação, paisagismo e pavimentação. Após a conclusão destes, ainda é
necessários que sejam compatibilizados para que o projeto possa passar a etapa
seguinte, evitando erros, reduzindo prazos e desperdício de materiais.
Geração de empregos
A chegada de
um grande empreendimento, como um shopping, proporciona inúmeros benefícios para
a população, como a geração de empregos, desenvolvimento do comércio,
valorização imobiliária, além de atrair novos investimentos. Outro ponto
importante, que beneficiará a região, é a criação de novas opções de lazer,
entretenimento e gastronomia.
A TENCO nasceu em 1988, como uma empresa de engenharia nas áreas de incorporação e construção. A partir de 2001, especializou-se nas áreas de desenvolvimento, gerenciamento, comercialização e administração de shopping centers.
No segmento de shopping centers, a TENCO se firmou e ficou conhecida pela ousadia, criatividade e inovação em seus projetos, desenvolvendo mais de 25 shoppings ao longo de sua história. Foi ela a primeira a lançar um shopping de decoração em Belo Horizonte, o Ponteio Lar Shopping; um shopping de entretenimento em Brasília, o Píer 21; o primeiro lifestyle de BH, o Pátio Savassi; e inaugurou ou lançou o primeiro shopping de várias cidades.
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