segunda-feira, 2 de março de 2015

Viagem de férias

Com um roteiro especial, saindo do tumulto das grandes estradas, como a BR 277, e a BR 101, Passando por diversas cidades como Irati, ao largo de Palmeira, Lapa, rio Negro, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Joinville, Praia de Enseada em São Francisco. O caminho para Balneário Camboriú foi passando pela cidade de São Francisco, entrando em Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí enfim Balneário Camboriú. A volta foi por Blumenau, Pomedore, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Mafra, Três Barras, São Mateus do Sul, Palmeira e Guarapuava. Com mais fotos Lapa-PR, que vale a pena ser conhecida e São Francisco do Sul-SC. Confira!


Irati
Maxins - Parada obrigatória, um lugar excelente

Lapa
A Lapa teve início como povoado no tempo dos tropeiros, por volta de 1731, quando por aqui passavam e faziam pouso os homens responsáveis pelo comércio animal do país, compondo o Caminho das Tropas ou Caminho de Viamão. No entanto, há registros de que já em 1541 andou por estas terras o primeiro desbravador, D. Alvar Nunez Cabeza de Vaca, a mando do Rei da Espanha, e depois dele outros desbravadores e bandeirantes. Porém, muito antes do homem branco chegar, há indícios arqueológicos da habitação de povos indígenas das tribos Kaigang e Guarani.


Após expedições de bandeirantes que vieram do Norte e do Sul para essa região abrindo estradas, Manoel Rodrigues da Mota refez a estrada. Por seus esforços, aquela estrada passou a se chamar Estrada do Mota, que mais tarde teve o nome alterado para Estrada da Mata. Esse trecho de estrada fazia parte do que viria a ser chamado de Caminho do Viamão, que ligava o Rio Grande do Sul a Sorocaba, em São Paulo.


Ao longo da estrada foram se estabelecendo vários “pousos” ou “invernadas”, locais apropriados para a engorda do gado antes de prosseguir viagem. Esses fatores, fundamentais para o povoamento, atraíram os primeiros habitantes da Lapa - João Pereira Braga e sua mulher, Josefa Gonçalves da Silva. A presença, na margem ocidental do Rio Iguaçu, do Registro de Curitiba – posto construído para cobrança de direitos sobre a passagem de animais – fazia com que os tropeiros permanecessem mais tempo, criando condições para o início do povoamento.


Em 1768, moradores solicitaram uma sesmaria (concessão de terras no Brasil pelo governo português) para o patrimônio de uma igreja e foram atendidos. No dia 13 de junho de 1769, o Padre João da Silva Reis (filho de João Braga e Josefa) tomou posse deste patrimônio, instalando a Freguesia de Santo Antônio de Lisboa. Em 13 de junho de 1797, passou a se chamar Freguesia de Santo Antônio da Lapa. No ano de 1806, quando o número de habitantes era de 2.235, o Capitão português Francisco Teixeira Coelho elevou a freguesia para a categoria de vila, surgindo assim a denominação Vila Nova do Príncipe.


No dia 07 de março de 1872, a Vila Nova do Príncipe teve seu território desmembrado de Curitiba e foi emancipada como município, passando a se chamar Lapa, nome pelo qual o lugar era conhecido devido à grande quantidade de pedras existentes na região. (site da cidade da Lapa)


Um capítulo memorável é o Cerco da Lapa, que fica para a proxima viagem...





 Igreja da Lapa


Theatro São João  ao fundo



 Casa Lacerda
 “Panteon dos Heroes”








 Visita a Casa Lacerda




 Fonte quebra os potes
 Estrada Dona Francisca


A partir de 1854, a direção da Colônia Dona Francisca passou a demandar a expansão de intercâmbio com o interior, pois estava quase que isolada em seu território às margens do rio Cachoeira. O Planalto, igualmente, necessitava uma ligação para o mar e algum porto, a fim de possibilitar o comércio de seus produtos, principalmente a erva-mate, cuja produtividade estava em franco progresso.


A construção dessa rodovia não foi tarefa fácil. Engenheiros da companhia colonizadora alemã fizeram os levantamentos preliminares. Durante a construção, surgiram muitos problemas e dificuldades, como mão-de-obra, materiais e dinheiro para pagamento de operários, além de obstáculos da natureza, como rochas,chuvas torrenciais, mosquitos transmissores da febre amarela, ataques dos selvícolas, ataques de cobras e de outros animais. Ninguém estava totalmente seguro contra qualquer tipo de acidente e não havia indenização.


Em 1873, uma parte da estrada já estava pronta, até o alto da serra, no chamado quilômetro trinta e três. Um grupo de colonos subiu as montanhas pela nova estrada, para ser estabelecida uma nova colônia no planalto. A iniciativa mais importante nessa fase foi a colônia que se estabeleceu às margens do rio São Bento (atual São Bento do Sul). Um pouco antes, já havia sido feita uma tentativa de se estabelecer um núcleo em São Miguel, futura Campo Alegre, mas que não foi bem-sucedido pela qualidade das terras, que era muito ruim.


Todas as explorações preliminares, entre 1850 e 1860, foram lideradas pelo engenheiro Carl August Wunderwaldt e seus companheiros, homens mateiros como Christian Gilgen, Werner Rieckes, Gottlieb Schimming, J.F. Roehring e Heusy. Com sua base operacional na sede da Colônia Dona Francisca, abriram o caminho demarcado pela linha da Estrada, pela serra e planalto.


Entre 1976 e 1977, a estrada Dona Francisca sofreu uma retificação e foi asfaltada, passando a ser classificada pela sigla SC-301. O trecho da subida da serra, no vale do rio Seco, no entanto, conserva seu traçado original. Recentemente, no ano de 2001, a estrada Dona Francisca sofreu mais uma grande reforma no trecho da Serra do Mar, conservando no entanto seu traçado. É dotada de iluminação e alguns pontos são pavimentados com concreto, além de ter recebido nova e moderna sinalização. (wikipédia)






 Praia da Enseada - São Francisco do Sul - SC








 São Francisco do Sul - SC
A cidade originou-se em consequência da expansão portuguesa no litoral Sul. O primeiro povoador a chegar por aqui foi Manoel Lourenço de Andrade que veio acompanhado de sua família e escravos. Trouxe também animais e instrumentos para mineração. O povoado foi reconhecido no ano de 1658. No ano de 1660 o povoado foi elevado à categoria de Vila. Em 1665 foi concluída a construção da igreja e a Vila considerada a paróquia Nossa Senhora da Graça. Somente em 1847 a Vila foi elevada à categoria de cidade. A denominação São Francisco do Sul foi oficializada apenas em 18 de Dezembro de 1938. (site da prefeitura de São Francisco do Sul)

 Museu do Mar



















 Arvores centenárias
 Praça com coreto
 Igreja São Francisco

 Interior da Igreja


 Praça
 Casas antigas


 Paulas



Portal de Piçarras
 Portal de Penha - cidade do Beto Carrero


 Aeroporto de Navegantes

Tavessia de Ferry Boat - Navegantes - Itajaí-SC





Balneário Camboriu

É um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estadode Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014, uma população de 124 557 habitantes, sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.


Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis6 (Site Wikipedia)
 Passeio no Molhe



Molhe - Barra Sul



 Passeio de Bondinho com lindas paisagens

 Passeio no Barco Pirata

 Praia Brava - Itajai

 Boas caminhadas a noite



 Praia dos Amores - Itajai
 Inconveniente - frequentada por cachorros

Blumenau - SC
 Vila Germânica

 Museu da Cerveja
 Castelinho da Havan
São Mateus do Sul - PR




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