sexta-feira, 2 de junho de 2017

Dia 01/06 comemora-se Dia da Imprensa

Até o século XV não existia o que hoje chamamos de imprensa. Um alemão,
João Gutemberg, foi o inventor do processo de impressão com tipos móveis, e desse aperfeiçoamento nasceu a verdadeira imprensa, que tem sido sempre mais aperfeiçoada  até os nossos dias.

Foi D. João VI quem criou a imprensa no Brasil, quando, a 13 de maio de 1808, decretou a instalação da imprensa Régia no país.

O primeiro jornal diário brasileiro, o  "Diário do Rio de Janeiro", aparecido a
1° de de junho de 1821, foi fundado por Zeferino Vitor Meireles, que trabalhava na imprensa Régia e onde por concessão especial  do Príncipe Regente, imprimiu os primeiros números do seu jornal.

A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Por seu intermédio, ou através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e advogam e pregam princípios e idéias.

Grandes jornalistas foram Evaristo da Veiga, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, José do Patrocínio, Ferreira Viana, Assis Chateaubriand, etc.


Em Guarapuava conheci grandes nomes do jornalismo Antonio Lustosa de Oliveira (Jornal Folha do Oeste), Leonel Farah (Jornal Esquema Oeste), Silvio Kuster (Jornal Preto no Branco), Guaracy Ribas (Jornal Folha do Paraná), Paulo Esteche (Jornal Tribuna de Guarapuava).

Nesta quinta feira, dia 01/06, o prefeito municipal Cesar Silvestri Filho ecebeu alguns jornalistas para um happy hour, no Dom Henrique. Foi um encontro delicioso, para rever almigos e conhecer os novos jornalistas.













Nenhum comentário: