A escolha
profissional é uma das mais difíceis e importantes decisões na vida de um jovem.
Pensando nisso, Daniele Linhares, acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade
Guairacá, quis ir além e proporcionar uma forma mais dinâmica e inovadora no
processo de autoconhecimento. Ela desenvolveu um jogo de tabuleiro para os
jovens refletirem, e assim, provocar descobertas, contribuindo no processo de
orientação.
Daniele
explicou que a Trilha do Autoconhecimento tem como principal objetivo o
levantamento de informações sobre o temperamento pessoal de cada jogador,
comparando-as com outras informações relacionadas às profissões. “Espera-se que
nesse jogo os jogadores se autoconheçam e troquem ideias à respeito das
profissões que mais se relacionem com seu temperamento”.
Segundo a
acadêmica, o jogo é uma técnica que muito enriquece o conjunto de recursos em
processos de orientação profissional, e ao mesmo tempo, possibilita aos
participantes um envolvimento mais motivador. “Nos eventos costumamos realizar
palestras e rodas de conversa sobre o poder de escolha de cada um. A ideia da
Trilha do Autoconhecimento é de proporcionar uma atividade mais dinâmica,
utilizando a mesma linguagem desse público que é mais jovem”.
O jogo foi
idealizado durante um projeto de extensão do Colegiado de Psicologia da
instituição, no qual são oferecidas orientações profissionais às turmas do
Ensino Médio, conforme apontou o supervisor das atividades e coordenador do
curso, professor Antonio Alexandre Pereira Junior. “O intuito do grupo é
pesquisar e instrumentalizar formas mais eficazes de trabalho do profissional.
Ainda temos mais 3 atividades lúdicas sendo desenvolvidas por acadêmicos,
abordando além de orientação profissional, a inclusão e a cidadania”.
Apesar de
ainda estar em período de testes, a acadêmica de Psicologia apontou que a Trilha
do Autoconhecimento tem trazido resultados otimistas. “Nesse primeiro momento de
experiências percebemos que o projeto tem atingido seu objetivo, os
participantes interagem bastante. Alguns inclusive nunca tinham ouvido falar de
certas profissões e, nesse processo de orientação do jogo, pudemos detalhar o
papel de cada profissional”.
Informações gerais
O jogo é constituído por:
- 56 cartas que contêm
características dos temperamentos (T) de cada participante;
- 80 cartas de profissões (P) que
contêm informações relacionadas a cada uma delas (profissão, curso, duração,
tipo, área e o temperamento);
- 44 cartas diversas (D) contendo
os seguintes comandos: volte 1, 2 ou 3 casas; perca a vez; avance 1, 2, 3 ou 4
casas;
- 56 fichas que os participantes
deverão adquirir de acordo com a escolha das cartas das características
temperamentais;
- 1 quadro descritivo de
características temperamentais, que contém as características de cada
temperamento, relacionadas com as profissões.
- 4 peças que deverão representar
cada jogador participante, marcando posição no tabuleiro;
- 1 dado numérico, para sorteio
da ordem de jogada de cada participante.
Como jogar
Número de participantes: 4
Duração estimada do jogo: 1
hora
A ordem de jogada é definida com
cada jogador lançando mão de um dado, em ordem decrescente, isto é, o jogador
que tirar o maior número será o primeiro a jogar, o que tirar o segundo maior
número será o próximo a jogar, e assim por diante.
O jogo começará com dois
jogadores percorrendo o tabuleiro no sentido horário e os outros dois no sentido
anti-horário. As rodadas só terminarão quando um dos participantes preencher, no
mínimo, 14 temperamentos, enquanto os demais, no mínimo, 8. A cada rodada, cada
jogador deverá lançar o dado para obter o número de casas que deverá avançar. Em
caso do jogador cair em uma casa do tipo T, P ou D, deverá pegar a carta que
corresponde a essa categoria. Por exemplo: se cair em uma casa tipo T deverá
retirar uma carta temperamento; se tipo P profissão e tipo D cartas
diversas.
Caso o jogador pegue uma carta do
tipo temperamento ou profissão, ele ganhará uma ficha para o preenchimento do
quadro das características temperamentais. No quadro, constam informações que
relacionam o temperamento identificado no jogo com as profissões. Se o jogador
retirar uma carta do tipo D, ele deverá seguir instruções apresentadas nessa
carta. Ao final do jogo, os participantes preencherão uma pesquisa de
satisfação.
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