terça-feira, 1 de agosto de 2017

Jogo de tabuleiro criado por acadêmica de Psicologia da Guairacá traz método dinâmico para orientação profissional

A escolha profissional é uma das mais difíceis e importantes decisões na vida de um jovem. Pensando nisso, Daniele Linhares, acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Guairacá, quis ir além e proporcionar uma forma mais dinâmica e inovadora no processo de autoconhecimento. Ela desenvolveu um jogo de tabuleiro para os jovens refletirem, e assim, provocar descobertas, contribuindo no processo de orientação.
Daniele explicou que a Trilha do Autoconhecimento tem como principal objetivo o levantamento de informações sobre o temperamento pessoal de cada jogador, comparando-as com outras informações relacionadas às profissões. “Espera-se que nesse jogo os jogadores se autoconheçam e troquem ideias à respeito das profissões que mais se relacionem com seu temperamento”.
Segundo a acadêmica, o jogo é uma técnica que muito enriquece o conjunto de recursos em processos de orientação profissional, e ao mesmo tempo, possibilita aos participantes um envolvimento mais motivador. “Nos eventos costumamos realizar palestras e rodas de conversa sobre o poder de escolha de cada um. A ideia da Trilha do Autoconhecimento é de proporcionar uma atividade mais dinâmica, utilizando a mesma linguagem desse público que é mais jovem”.
O jogo foi idealizado durante um projeto de extensão do Colegiado de Psicologia da instituição, no qual são oferecidas orientações profissionais às turmas do Ensino Médio, conforme apontou o supervisor das atividades e coordenador do curso, professor Antonio Alexandre Pereira Junior. “O intuito do grupo é pesquisar e instrumentalizar formas mais eficazes de trabalho do profissional. Ainda temos mais 3 atividades lúdicas sendo desenvolvidas por acadêmicos, abordando além de orientação profissional, a inclusão e a cidadania”.
Apesar de ainda estar em período de testes, a acadêmica de Psicologia apontou que a Trilha do Autoconhecimento tem trazido resultados otimistas. “Nesse primeiro momento de experiências percebemos que o projeto tem atingido seu objetivo, os participantes interagem bastante. Alguns inclusive nunca tinham ouvido falar de certas profissões e, nesse processo de orientação do jogo, pudemos detalhar o papel de cada profissional”.

Informações gerais
O jogo é constituído por:
- 56 cartas que contêm características dos temperamentos (T) de cada participante;
- 80 cartas de profissões (P) que contêm informações relacionadas a cada uma delas (profissão, curso, duração, tipo, área e o temperamento);
- 44 cartas diversas (D) contendo os seguintes comandos: volte 1, 2 ou 3 casas; perca a vez; avance 1, 2, 3 ou 4 casas;
- 56 fichas que os participantes deverão adquirir de acordo com a escolha das cartas das características temperamentais;
- 1 quadro descritivo de características temperamentais, que contém as características de cada temperamento, relacionadas com as profissões.
- 4 peças que deverão representar cada jogador participante, marcando posição no tabuleiro;
- 1 dado numérico, para sorteio da ordem de jogada de cada participante.

Como jogar
Número de participantes: 4
Duração estimada do jogo: 1 hora
A ordem de jogada é definida com cada jogador lançando mão de um dado, em ordem decrescente, isto é, o jogador que tirar o maior número será o primeiro a jogar, o que tirar o segundo maior número será o próximo a jogar, e assim por diante.
O jogo começará com dois jogadores percorrendo o tabuleiro no sentido horário e os outros dois no sentido anti-horário. As rodadas só terminarão quando um dos participantes preencher, no mínimo, 14 temperamentos, enquanto os demais, no mínimo, 8. A cada rodada, cada jogador deverá lançar o dado para obter o número de casas que deverá avançar. Em caso do jogador cair em uma casa do tipo T, P ou D, deverá pegar a carta que corresponde a essa categoria. Por exemplo: se cair em uma casa tipo T deverá retirar uma carta temperamento; se tipo P profissão e tipo D cartas diversas.

Caso o jogador pegue uma carta do tipo temperamento ou profissão, ele ganhará uma ficha para o preenchimento do quadro das características temperamentais. No quadro, constam informações que relacionam o temperamento identificado no jogo com as profissões. Se o jogador retirar uma carta do tipo D, ele deverá seguir instruções apresentadas nessa carta. Ao final do jogo, os participantes preencherão uma pesquisa de satisfação.



Nenhum comentário: