O evento teve a presença governadora Cida Borghetti e ex governador Beto Richa, deputados Bernardo Ribas Carli, Cristina Silvestri, Alex Cangiani, autoridades municipais, regionais e estaduais, artistas e representantes de diversos segmentos.
A secretária Doraci Senger Luy agradeceu a contribuição de todos que de alguma participaram da concretização da obra que também será um teatro-escola com cursos e oficinas.
Segundo o secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, o teatro vai funcionar como um polo cultural no interior do Estado. “Qualquer teatro que é aberto se torna um polo de cultura. Vamos criar uma ligação direta entre o Governo do Estado e a prefeitura para que possamos crescer cada vez mais com a cultura”.
O design arquitetônico do teatro foi inspirado no primeiro prédio que abrigou a Prefeitura de Guarapuava. O projeto, que promove a acessibilidade, se destaca por unir história e modernidade, com o que há de mais avançado em cenografia, técnica, iluminação e acústica.
Homenagens
O prefeito Cesar Filho homenageou nomes importantes pessoas que fizeram parte da história da construção e finalização do Teatro Municipal: ex-prefeito Fernando Ribas Carli, na ocasião representado pelo filho, deputado estadual Bernardo Carli; ex-governador Beto Richa; diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; e diretor artístico do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
Espetáculos
A estreia foi marcada pela belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, regida pelo Maestro Ricardo Castro. No repertório, os músicos apresentaram Villa-Lobos, Beethoven e Mozart.
A programação de inauguração segue até amanha com o Balé Teatro Guaíra no espetáculo Carmen, montagem de 2017 coreografada e dirigida por Luiz Fernando Bongiovanni. Carmen, uma das obras mais conhecidas em todo o mundo, conta a trágica história de uma cigana assassinada por seu amante.
Teatro
O Teatro Municipal conta com um investimento de R$ 5,5 milhões e mais de 1.140 metros de área construída. A estrutura foi feita totalmente com recursos da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.
O Teatro Municipal é o mais moderno do Paraná. Em todo o projeto de construção, teve respaldo técnico com referências em teatros maiores, como o Guaíra em Curitiba. Tudo na obra foi referenciado,
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a obra contempla uma estrutura completa para eventos cênicos. com 316 poltronas, bilheteria, hall de entrada, palco, camarins, sala de aquecimento, iluminação e cortina cênica, isolamento acústico, central de operações, banheiros adaptados, entre outros espaços de serviço.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria de Obras, Eliane Bischof, o teatro também conta com um palco profissional, com dimensões de 10,20m (boca de cena); 18,40m (fundo de palco); 9,45m (profundidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário