sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Festival da cozinha francesa na Faculdade Guairacá chega a sua 5ª edição


O Colegiado de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá realizou mais uma feira de degustação, desta vez fazendo um tour pela culinária francesa. Os pratos foram elaborados pelos acadêmicos do 1º e 2º Períodos durante a disciplina de Língua Estrangeira Instrumental na noite dessa terça-feira, 1º de dezembro.
O evento na Guairacá chega a sua 5ª edição. Segundo a professora Claudiana Ferro Kloster, a culinária da França compreende uma grande variedade de pratos, sendo sua gastronomia uma das maiores referências no mundo. Sendo assim, durante a atividade, cada grupo de alunos pesquisou sobre os aspectos culturais associados aos alimentos e trouxe para degustação um prato típico com uma pitada brasileira. “Inicialmente trabalhamos com a linguagem, com os nomes e pronúncias nas aulas teóricas. Depois em grupos desenvolvemos uma pesquisa, onde o desafio é escolher uma receita tradicional de uma região e com criatividade e ingredientes bem brasileiros trazer para degustação”.
A professora Claudiana também destacou que eventos como esse possuem importância fundamental na formação dos alunos, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos sobre a arte de preparar refeições, além de saberes sobre a cultura e tradições locais dessa região que é referência para a cozinha ocidental. “É com grande satisfação que chegamos à 5ª edição da degustação da gastronomia francesa. Muito além da bela e melodiosa língua francesa, a gastronomia da França é referência mundial pelos queijos, vinhos e sabores tradicionais ou inovadores. O resultado e o sabor desse estudo pode servir para alavancar a carreira profissional e o sucesso dos futuros chefs”.
Quiche Lorraine, Boeuf Bourguignon, Creme Brulee, Vulcan Du Pomme de Tèrre, Ratatouille e Ile de France foram algumas das preparações da noite. O acadêmico Maicon Fochesato, juntamente com seu grupo, trouxe para a feira Poule au pot Henri IV, um tipo de cozido de frango com legumes e outros ingredientes. “Esse era o prato predileto do Rei Henrique de Navarra. Ele costumava dizer que todas as pessoas deviam experimentar essa preparação pelo menos uma vez na semana”. Segundo Maicon, foram quase 5 horas de preparação, mas o resultado valeu, e muito, a pena, recebendo excelentes elogios dos visitantes.

Além da boa comida, os alunos também usaram da criatividade na hora de organizar os espaços, que receberam especial decoração de acordo com as peculiaridades de cada região abordada. Coordenadores dos demais cursos, professores e funcionários da instituição puderam prestigiar os trabalhos, saborear as preparações e ficaram surpreendidos com a grandiosidade e qualidade de mais um evento do Colegiado de Tecnologia em Gastronomia. 

Nenhum comentário: