quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Brinquedoteca Hospitalar Moitará recebe novos brinquedos

A Brinquedoteca Hospitalar Moitará, mantida pela Faculdade Guairacá no Hospital Santa Tereza, acaba de receber novos brinquedos para o seu acervo. Os brinquedos foram arrecadados na Noite do Brincar, um evento promovido pelos acadêmicos do 4º Período de Pedagogia da instituição no mês de novembro.
A pedagoga responsável pela Noite do Brincar e pela Brinquedoteca Hospitalar, professora Elizabeth Macedo Fagundes, destacou que as doações no evento são fundamentais para a continuidade do trabalho desenvolvido com os pacientes. Na brinquedoteca, as brincadeiras e os jogos auxiliam como estímulos de aprendizado e, principalmente, na recuperação das crianças internadas. “Entendemos que a internação hospitalar interrompe o estado de equilíbrio da criança e a organização em relação ao meio em que vive, assim, consideramos que o incentivo às atividades lúdicas, expressivas e educativas permitem que a criança encontre novo equilíbrio, e também, faz com que ela aceite conviver melhor com a doença”.

Brinquedoteca Hospitalar Moitará
Tendo em vista a importância do lúdico no desenvolvimento humano, e entendendo também a dificuldade e o sofrimento de uma criança que precisa ficar internada, o Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá fundou em 2009 a Brinquedoteca Hospitalar Moitará no Hospital Santa Tereza. Conforme explicou a professora Elizabeth, de segunda à sexta acadêmicos acompanham a garotada. “O objetivo em desenvolver a brinquedoteca é de atender as crianças hospitalizadas, além de oportunizar aos acadêmicos de Pedagogia uma prática de extensão e uma vivência da fundamentação teórica”.

A Lei 11.104, de 21 de março de 2005, obriga que todos os estabelecimentos de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação instalem brinquedotecas em suas dependências. No entanto, a grande maioria dos hospitais, por não terem recursos materiais e humanos, apenas organizam um cantinho com alguns brinquedos. Nesse sentido, segundo a professora Elizabeth, a Faculdade Guairacá tem feito a diferença no Hospital Santa Tereza.


Nenhum comentário: