quarta-feira, 22 de agosto de 2018

19ª Cavalgada da Integração é sucesso em mais uma edição


A manhã de quarta-feira (22), começou fria e chuvosa em Candói, mas aos poucos o povo foi se aquecendo com a abertura da 19ª Cavalgada da Integração, com almoço e início do percurso na Comunidade de Cachoeira.
Mais de 150 cavaleiros e amazonas se reuniram para viver a tradição dos tropeiros que deram origem a cidade de Candói.

Este ano a expectativa para a quantidade de participantes pode ser maior do que a das edições anteriores, visto que vieram tropeiros da cidade de Três Barras - PR participar. Idosos, crianças, homens e mulheres participam do trajeto pelas estradas rurais de Candói em um percurso de 52 km feitos em três dias.

Na solenidade de abertura esteve presente o vice-prefeito de Candói, Christian Picolo, o Presidente da Câmara Valdir Costa, secretários, assessores, os vereadores Sergio Vargas e Valter da Luz, o prefeito de Três Barras – PR Hélio Bruning e a comunidade em geral.

Para o vice-prefeito de Candói este evento tem o objetivo de resgatar a cultura do município que é preciso ser preservada. “Estamos valorizando a cultura do nosso povo e, incentivando a preservação destes costumes que marcam nossa herança cultural passada de geração para geração”, disse Christian.

Para a realização do evento, todos os participantes tiveram que apresentar um exame de anemia equina dos animais, para uma melhor segurança, já que esta é uma exigência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná - SEAB.


Percurso

Os tropeiros farão a primeira parada para o pouso na comunidade de Rio Novo - Igreja Brasileira, onde vai acontecer o tradicional Baile do Tropeiro, com o grupo Jeito Garoto.

No dia seguinte a cavalgada continua sentido a Comunidade Santa Marta onde acontecerá um almoço. Na continuação do trajeto, os tropeiros vão até a Comunidade Passo Grande para mais um pernoite, na quinta-feira (23) onde haverá mais um Baile do Tropeiro com a presença do Cantor Repentista Crioulo Batista que está acompanhando a cavalgada.
E por fim, o roteiro da 19ª Cavalgada da Integração se encerra com um almoço à base de charque no Centro de Eventos Antônio Loures Alves no dia (24), sexta-feira.

Para os interessados, o mapa da Cavalgada da Integração está disponível na página da Festa Nacional do Charque no Facebook:








Nenhum comentário: