quarta-feira, 22 de maio de 2019

Musical Aparecida, de Walcyr Carrasco encerra temporada no Teatro Bradesco em junho

Musical Aparecida, de Walcyr Carrasco encerra
temporada no Teatro Bradesco em junho

Superprodução sobre a história e os milagres de Nossa Senhora Aparecida já foi vista por 40 mil pessoas. O espetáculo fica em cartaz somente até 23 de junho.

 Na noite de domingo (19/05), o cardeal Dom Odilo Scherer foi assistir o musical Aparecida, no Teatro Bradesco.

O musical APARECIDA tem texto de Walcyr Carrasco e direção de Fernanda Chamma.
Link para fotos -  http://bit.ly/2IzFyW8 (crédito Adriano Dória)

Link para imagens de cena - http://bit.ly/2vsYVH4

Público tem até o dia 23 de junho para conferir a emocionante história de fé indicada para pessoas de todos os credos, no musicalAPARECIDA, com texto de Walcyr Carrasco e direção de Fernanda Chamma, no Teatro Bradesco.

O espetáculo já foi visto por 40 mil pessoas desde a sua estreia em março. Com um elenco de 33 artistas e 12 músicos, 20 canções originais, dezenas de figurinos e cenários grandiosos, a peça conta a história de Nossa Senhora Aparecida, um dos maiores símbolos de fé dos brasileiros há mais 300 anos, cujo santuário recebe mais de 17 milhões de fiéis por ano.

O espetáculo tem música original e direção musical de Carlos Bauzys, letras de Ricardo Severo, cenografia de Richard Luiz, figurinos de Fábio Namatame, desenho de luz de César de Ramires, desenho de som de Gabriel D’Angelo e produção da MPCult.

“Nossa Senhora Aparecida faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros. A fé, a coragem, e a solução de pequenos e grandes problemas vêm da devoção criada em torno de sua adoração, comenta Walcyr Carrasco sobre os motivos que o levaram a escrever a obra. Além dos milagres conhecidos e outras passagens importantes, Walcyr se inspirou em uma história contemporânea real para mostrar ao público um exemplo onde a crença proporciona as transformações humanas mais difíceis. “Eu estava em busca de um milagre atual, que reafirmasse a fé. Ao conhecer o casal que protagoniza a história, me entusiasmei por não criar um espetáculo simplesmente histórico”, revela o dramaturgo.

O ponto de partida da trama é a história do casal Caio (Leandro Luna), um advogado ambicioso e sua esposa Clara (Bruna Pazinato), na São Paulo dos dias de hoje. Com a esperança de curar Caio, que perde a visão por causa do tratamento de um câncer, os jovens embarcam em uma jornada de descobrimento espiritual que culmina em uma ida até a basílica da Padroeira do Brasil.

Paralelamente, é narrada a história da pequena estátua de Nossa Senhora Aparecida, descoberta em 1717, desde uma pequena capela em Itaguaçu (interior de São Paulo) até a moderna Basílica na cidade de Aparecida.

São relembrados alguns dos milagres que estabeleceram a devoção da Santa.  O musical relembra também o atentado sofrido em 1978, quando um jovem perturbado quebrou a estátua da Santa em mais de duzentos pedaços; a missa celebrada para reparar esse episódio, em cuja data se estabeleceu oficialmente o “Ato do Desagravo”; e a cuidadosa restauração feita no MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Para a diretora e coreógrafa Fernanda Chamma, o trabalho explora bastante a interação do elenco com a cenografia. Usamos uma movimentação cênica contemporânea, por todo palco executada por bailarinos experientes durante todo o espetáculo”, explica.

A história é contada com emocionantes músicas originais de Carlos Bausys, com letras compostas por Ricardo Severo. “A partir do texto do Walcyr, propus manter uma parte das canções inspiradas no melodrama e uma outra mais épica. Acho que um grande diferencial de nosso musical original está nas letras, que trazem um discurso mais próximo da estética da canção brasileira, e não tão direto como nos musicais com estética da Broadway. Todas as letras foram compostas a partir de uma pesquisa intensa que fiz sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, de seus milagres, sua mitologia, e dos significados e mensagens por trás de cada momento”, explica Severo.

Os arranjos, de acordo com Bauzys, misturam sonoridades diferentes: “Como a própria figura da Nossa Senhora, que abrange a enorme riqueza de toda a cultura brasileira, as melodias e harmonias do espetáculo são bem ecléticas”, fala o diretor musical.

Inspirada na arquitetura da Basílica de Aparecida, a cenografia mescla estruturas físicas grandiosas com projeções de vídeo mapeadas. Ao todo são 23 mudanças de cenários, com 15 vídeos produzidos para o musical. Além dessa cenografia inovadora, o musical tem vários efeitos especiais e tecnológicos.
  
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Ficha técnica:
Texto: Walcyr Carrasco. 
Direção Artística e Coreografia: Fernanda Chamma. 
Músicas Originais, Arranjos e Direção Musical: Carlos Bauzys. 
Letras Originais e Adaptação para Libreto: Ricardo Severo. 
Cenário e Projeções: Richard Luiz. 
Figurinos: Fábio Namatame. 
Visagismo: Rogério Pontes. 
Desenho de Som: Gabriel D’Angelo. 
Desenho de Luz: César de Ramires.

Elenco: Leandro Luna (Caio), Bruna Pazinato (Clara), Edson Monttenegro (Narrador/Ensemble), Nábia Villela (Maria Helena/Ensemble), Rubens Caribé (Feitor/Arcebispo/Cover Narrador/Ensemble), Maurício Xavier (Zacarias/Ensemble), Ana Araújo (Princesa/Cover Romeira/Ensemble), Frederico Reuter (Padre Lino/Ensemble), Arthur Berges (Rogério/Ensemble), Alessandra Vertamatti (Faxineira/Cover Maria Helena), Cadu Batanero (Cavaleiro/Pescador Cover/Ensemble), Maysa Mundim (Médica/Ensemble), Talita Real (Romeira/Cover Clara/Ensemble), Joyce Cosmo (Romeira/Ensemble), Pamella Machado (Romeira/Cover Princesa/Ensemble), Daniel Cabral (Padre Redentorista/Cover Caio/Ensemble), Bernardo Berro (Padre Redentorista/Médico/Cover Padre Lino/Ensemble), André Torquato (Pescador/Cover Rogério/Ensemble), Marcelo Vasquez (Pescador/Ensemble), Vandson Paiva (Pescador/Cover Feitor/Ensemble), Keila Bueno (Cover Faxineira/Ensemble), Rafael Machado (Cover Zacarias/Ensemble), Isabel Barros (Cover Romeira/Ensemble), Maria Clara Manesco (Cover Romeira/Ensemble), Ygor Zago (Cover Cavaleiro/Ensemble), Ditto Leite (Cover Pescador/Ensemble), Lucas Nunes (Cover Pescador/Ensemble), Nay Fernandes (Cover Médica/Ensemble), Tutu Morasi (Ensemble), Gigi Debei (Estagiária Ensemble), Isa Castro (Estagiária Ensemble), Nina Sato (Swing Feminino), Guilherme Pereira (Dance Captain e Swing Masculino).

Músicos: Rodolfo Schwenger (Piano e Sub de Regência), Ney Aguiar (Violino 1), Tiago Dias (Violino 2), Margareth Yahagi (Viola), Gabriel Vasco (Cello), Yuri Cayres (Violão, Guitarra e Viola Caipira), Gibson Freitas (Baixo Acústico e Elétrico), Diego Pereira (Percussão), Daniel Pascarelli (Bateria), Chiquinho de Almeida (Reed 1 – Flautim, Flauta, Clarinete e Sax Alto), Cristiano Carvalho (Reed 2 - Flautim, Flauta, Clarinete, Clarone e Sax Tenor) e Marisa Gurgel (Sub Pianista).

Assistente de Direção e Diretora Residente: Daniela Cury.
Direção Musical Associada e Regência: Rodrigo Hyppolito.
Cenógrafa Assistente: Marieta Spada. 
Produção de Conteúdo de Projeção: Rodrigo Arcângelo e Marcio Oliveira. 
Finalização de Conteúdo de Projeção: Protótipo Filmes. 
Adereços: Clívia Cohen, Clau Carmo e Luis Rossi
Agência de comunicação: TeTo Cultura. 
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Diretores de Produção: Maria Eugênia Malagodi e Eurico Malagodi. 
Produtora Executiva: Francine Storino. 
Produtora Assistente e Produtora de Cenário: Maria Pia Calixto. 
Estagiário de Produção: Gabriel Cordeiro. 

Stage Manager: Eduardo Munhoz. 
Operador de Som: Breno
Microfonista: Vini Germano (Gaúcho)
Assistente Som: Lucas Mendes
Operador de Luz: Pedro Forjaz
Chefe de Palco: Alexandre Rodrigues
Contrarregras-MaquinistasKcio Converte, Douglas Fernando

Realização: Ministério da Cidadania, Bradesco e MPCult.

Serviço:
APARECIDA –  Até 9 de junho no Teatro Bradesco.
Estreou 23 de março de 2019
Duração: 2hrs15min (prévia)
Classificação: Livre (menores de 12 anos acompanhados pelos pais)
Ingressos: R$ 75,00 a R$220,00 (com meia entrada).
Temporada: Sextas-feiras às 21h. Sábados às 16h e 21h. Domingos às 15h e 19h30.
TEATRO BRADESCO - Bourbon Shopping – Rua Palestra Itália, 500, loja 263 - 3° Piso, Perdizes. Bilheteria: domingo a quinta, das 12h às 20h; sexta e sábado, das 12h às 22h. Capacidade: 1439 lugares.
Informações: (11) 3670-4100.




'Maio Vermelho'' – Conscientização e prevenção do câncer bucal
Mês de Maio traz consigo o foco na conscientização do câncer de boca, com objetivo em educar a população e aumentar o diagnóstico precoce da doença.
Esclarecer a importância do auto exame e a visita ao dentista pelo menos a cada 6 meses têm papel fundamental na não evolução do quadro. ”A mudança de comportamento da sociedade, ao estar vigilante na auto percepção corporal e na periodicidade das consultas odontológicas, diminuem os índices de mortes pelo câncer de boca”, diz Dr. Saulo Lima.
Segundo o Dentista, locado em São José dos Campos-SP, os fatores de risco estão diretamente ligados ao tabagismo, consumo excessivo de álcool e lesões recorrentes nos tecidos, além de determinadas propensões genéticas.
Qualquer informação adicional e/ou dúvida, consulte o seu dentista. Prevenção é vida!



* Dr. Saulo Lima –CRO-SP 97821
Especialista em Ortodontia – Odontologia Estética
Endereço: Rua República do Iraque, 40, Sala 509
São José dos Campos – SP
Instagram: @drsaulolima



Palestra de Bob Sousa e Miguel Arcanjo no Sesc
discute comunicação e cultura no séc. 21 

Nos últimos 15 anos o fotógrafo Bob Sousa e o jornalista Miguel Arcanjo Prado fazem com afinco uma extensa e intensa cobertura cultural da cena teatral, com lugar em importantes veículos midiáticos como os portais UOL e R7.  
Na palestra Cultura do teatro brasileiro do século 21: texto e imagens nas novas mídias, que acontece no dia 21 de maio, terça-feira, das 19h às 21h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, eles comentam sobre esta trajetória feita de criar pontes entre artistas do teatro e o grande público, aproximando os participantes do universo cultural e teatral no qual transitam e de seus bastidores. 
Para tanto, fazem uso das ferramentas comunicativas advindas dos novos meios de comunicação e digital em redes. Ambos aliam a farta experiência profissional no campo da comunicação social ao estudo e pesquisa na área das Artes Cênicas, firmando-se como importantes nomes que criam leituras da cena teatral brasileira contemporânea unindo textos e imagens. Assim, o trabalho de crítica e de reportagem feito por Arcanjo se une às fotografias de cena e retratos criados por Bob, transformando-se em um potente registro do teatro feito no Brasil no século 21.  
Miguel Arcanjo Prado, jornalista formado pela UFMG, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP e mestre em Artes pela Unesp. É crítico de teatro da APCA e colunista do UOL. Passou por veículos como Globo, Record, R7, Band e Folha de S.Paulo, entre outros. Foi duas vezes apontado como um dos dez melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se.  
Bob Sousa, fotógrafo, publicitário, mestre em Artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA. É autor do livro "Retratos do Teatro", lançado pela Editora Unesp. Colaborou como fotógrafo com os seguintes veículos: UOL, R7, Cult, Carta Capital, Veja São Paulo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, entre outros.
Sobre o CPF Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e  Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações  e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.
Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.
Serviço:
Cultura do teatro brasileiro do século 21: texto e imagens nas novas mídias
Dia 21 de maio, terça-feira, das 19h às 21h.
Recomendação etária: 16 anos. 30 vagas. 
Preço: R$ 15,00 (inteira); R$ 7,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); R$ 4,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes). Tradução em Libras disponível - Faça sua solicitação com no mínimo dois dias de antecedência da atividade através do e-mail centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Bela Vista.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30. Tel: 3254-5600.

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