Temos 60 anos de tradição e trabalhamos com moderna tecnologia em nossos campos experimentais, nas lavouras de nossos cooperados e também em nossas indústrias.
Produtos agrícolas: soja, milho, trigo e cevada cervejeira.
Unidades industriais: Maltaria Agromalte; Moinho de Trigo; Fábrica de Rações e Indústria de Esmagamento de Soja.
Unidades armazenadoras: Guarapuava, Vitória e Pinhão.
Também fazem parte da Agrária: (Organizações coligadas); Fundação Agrária de Pesquisa Agrícola (FAPA); Fundação Semmelweis (Hospital); Fundação Cultural Suábio-Brasileira; Colégio Imperatriz
EDIFÍCIO SEDE DA AGRÁRIA A Agrária tem sua sede no distrito de Entre Rios – uma localidade rural do município de Guarapuava (PR).
PROPRIEDADES DOS COOPERADOS
As propriedades dos cooperados encontram-se distribuídas nas regiões centro-sul, central e centro-oeste do Paraná.
UNIDADES DE ARMAZENAGEM
As unidades de armazenagem estão situadas em: distrito de Entre Rios, Guarapuava e em Pinhão.
UNIDADES INDUSTRIAIS
A Agrária possui quatro indústrias: três estão situadas na Unidade Vitória, no distrito de Entre Rios (Guarapuava/PR): Maltaria Agromalte, Fábrica de Rações e Moinho de Trigo. Uma, está localizada na Unidade Guarapuava: a Indústria de Óleo e Farelo de Soja.
Produção agroindustrial
O sistema de produção da Agrária funciona da seguinte forma:
FIDELIDADE TOTAL
Na Agrária, vigora a fidelidade total dos cooperados à Cooperativa.
PESQUISA, CAMPO E INDÚSTRIA A Agrária produz malte para cervejarias e farinhas de trigo industriais para fábricas de pães, massas e biscoitos. São empresas de renome em seus segmentos. Para alcançar o padrão de qualidade de nossos clientes, a Cooperativa interliga suas atividades na pesquisa, no campo e em suas indústrias.
CULTURAS E VERÃO E INVERNO
A Agrária trabalha todos os anos com culturas de verão e de inverno. Isto é: os cooperados utilizam a terra o ano inteiro. De outubro a março, têm lugar as culturas de verão (milho e soja); de junho a novembro, as de inverno (trigo e cevada).
Serviços aos cooperados
A Agrária oferece, entre outros, os seguintes serviços a seus cooperados:
Pesquisa agrícola
Viagens técnicas no Brasil e no exterior; Eventos para difusão de tecnologia; Treinamentos técnicos; Orientação financeira;Projetos de custeio; Sementes; Insumos; Assistência técnica;Armazenagem de grãos; Aquisição da produção agrícola
Industrialização
A Cooperativa utiliza a cevada em sua maltaria (Agromalte), como matéria-prima para o malte. O trigo é usado no Moinho de Trigo, para a fabricação de farinhas. Soja é processada em nossa Indústria de Óleo (óleo degomado e farelo). Já o milho é comercialilzado para grandes empresas que buscam grãos de qualidade. Uma indústria para processamento de milho deverá entrar em operação em 2013.
Breve histórico
A Cooperativa Agrária Agroindustrial surgiu, em 1951, como alternativa de vida para um grupo de suábios do Danúbio (povo de cultura alemã) que, após a Segunda Guerra, estava vivendo em abrigos para refugiados na Áustria.
A instituição humanitária Ajuda Suíça para a Europa (Schweizer Europa-Hilfe) idealizou um projeto para 500 famílias. Já que muitos suábios eram agricultores, a ideia era basicamente fundar uma cooperativa agrícola em algum outro país.
O engenheiro agrônomo Michael Moor liderou a comissão de imigração que executou o projeto. A comissão decidiu-se pelo Brasil. Assim, a Agrária foi fundada no dia 5 de maio de 1951, no Hotel Central, em Guarapuava, no Estado do Paraná.
A Cooperativa instalou sua sede e as 5 comunidades de seus associados no distrito de Entre Rios, uma da localidade rural. Além de apoiar a agricultura de seus associados, a Agrária até hoje preserva a cultura dos suábios do Danúbio.
Suábios do Danúbio ALEMANHA – A origem: Os suábios são um povo de etnia e cultura alemãs. Sua origem está no sudoeste da Alemanha. A região denominava-se de “Schwabenland”, ou “Terra dos Suábios”. Hoje, o local é um dos estados da Alemanha: o estado de Baden-Würtemberg.
IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO – O rio Danúbio
No século 18, o Império Austro-Húngaro incentivou os suábios a povoar regiões do sudeste da Europa. Muitos partiram da cidade alemã de Ulm e desceram o rio Danúbio para colonizar áreas que hoje correspondem a Croácia, Romênia e Hungria, entre outros países.
ÁUSTRIA – A Ajuda Suíça
No decorrer e no final da Segunda Guerra, muitos suábios fugiram para a Áustria. Ali, passaram alguns anos em abrigos para refugiados. A instituição Ajuda Suíça para a Europa decidiu ajudar 500 famílias de suábios. A entidade realizou um projeto que criou, para aquele grupo, uma cooperativa no Brasil.
BRASIL – A Cooperativa Agrária
A Comissão de Imigração, que realizou o projeto da Ajuda Suíça, fundou a Agrária no dia 5 de maio de 1951. A Cooperativa instalou sua sede no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Os suábios inscritos no projeto deixaram a Áustria e vieram para o Brasil. Em sua nova pátria, eles voltaram a viver da agricultura e continuaram a preservar seu idioma e suas tradições.
MUNDO – Associações suábias
Os suábios do Danúbio e seus descendentes estão presentes em diversos países, como Argentina, Canadá, Estados Unidos, Áustria e Alemanha, entre outros. Nestes países, eles mantém sua língua e suas tradições. Para isso, integram associações culturais, que promovem diversos eventos relativos à cultura e à história dos suábios.
Entre Rios 60 Anos
A comunidade de descendentes dos suábios do Danúbio de Entre Rios vai comemorar, de 4 a 8 de janeiro de 2012, os 60 anos da imigração suábia para o Brasil. A Agrária foi fundada pelos suábios (1951) e por isso apóia o evento. A Cooperativa e a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, em conjunto, vêm elaborando a programação e realizando os preparativos para a festa.
Cooperativa Agrária Unidade Entre Rios Colônia Vitória
Cooperativa Agrária Sede
Nenhum comentário:
Postar um comentário