Sessões públicas definiram
hospedagem, produção e assessoria de comunicação para a participação brasileira
na Feira do Livro de Frankfurt
Convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt
2013, que vai ocorrer entre 9 e 13 de outubro, na Alemanha, o Brasil acertou
nesta semana a contratação da hospedagem para a delegação brasileira e das
empresas especializadas em produção executiva de eventos e assessoria de
comunicação. As sessões públicas aconteceram no consulado brasileiro na cidade
de Frankfurt e já foram homologadas pelo Ministério das Relações
Exteriores.
A primeira definição foi a rede hoteleira responsável
pela hospedagem da comitiva do Brasil em Frankfurt (autores, Ministério da
Cultura, Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional de Artes), na
quarta-feira, 18. Com três empresas participantes, a vencedora foi a rede
Holiday Inn, com valor médio de diárias em € 160 para 638 diárias previstas
(aproximadamente R$ 306 mil), mais de 60% abaixo do teto máximo previsto para a
contratação (R$ 800 mil).
A empresa vencedora na licitação de produção
executiva foi a Locations & Ideas, definida em sessão pública realizada na
quinta-feira, 19. O valor máximo previsto para a contratação era de € 589.777,20
(aproximadamente R$ 1,8 milhão) e o apresentado pela ganhadora foi de € 517 mil
(aproximadamente R$ 1,5 milhão), ou seja, R$300 mil a
menos.
A última sessão pública aconteceu nesta sexta-feira,
20, para a definição da empresa responsável pelo serviço de assessoria de
comunicação. Com três concorrentes presentes, a vencedora foi a Media Consulta,
com o valor de € 81 mil (aproximadamente R$ 243 mil). O teto máximo previsto era
de € 98.954,38 (aproximadamente R$ 300 mil).
"As licitações foram exitosas. Conseguimos uma boa
negociação", comemorou a ministra da Cultura Marta
Suplicy.
Presente na Feira de Frankfurt em 1994, quando o
Brasil foi o país homenageado pela primeira vez, e integrante do grupo de cerca
de 70 escritores que representarão a literatura brasileira no evento, o poeta
mineiro Affonso Sant’Anna afirma que sua participação em 2013 tem um “sabor
especial”.
“É interessante voltar à Feira novamente
representando o país homenageado, cerca de 20 anos depois, participando ao lado
de grandes escritores. Sobre as contratações, a imprensa trata a Feira de
Frankfurt de uma maneira crítica. E este é o papel da imprensa. Mas é preciso
lembrar que há muitos processos burocráticos. Nunca tive qualquer dúvida de que
daria tudo certo”, afirma Sant’Anna, que foi presidente da Fundação Biblioteca
Nacional (FBN) durante seis anos, inclusive na primeira homenagem do Brasil na
Feira.
A participação brasileira tem a organização dos
ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, FBN, Fundação Nacional de
Artes (Funarte), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) e Câmara Brasileira do Livro (CBL).
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