Com ampla programação, que inclui exposição de ferromodelismo, presença do ator Marcos Frota, apresentações artísticas, passeio de bonde com contação de história e exposição de relógios antigos, a Setur (Secretaria de Turismo) comemora quinta-feira (16) os 150 anos da inauguração da São Paulo Railway, a primeira estrada de ferro paulista, que ligava o planalto paulista ao litoral. Na oportunidade, também será reativado o relógio existente no corpo central do imóvel, restaurado pelo relojoeiro Antônio Rodrigues de Lima.
Hoje sede da secretaria e do Estação Bistrô Restaurante-escola, parceria da Setur com a UniSantos, o prédio da estação, datado de 1867, tem arquitetura neoclássica e elementos de inspiração britânica, como o relógio no corpo central, telhados inclinados para evitar o acúmulo de neve, alpendre apoiado em colunas de ferro e os leões, símbolo e um dos ícones mais importantes do Reino Unido. A estação também é, desde janeiro de 2016, o ponto da Linha Turística do Bonde.
PROGRAMAÇÃO
11h - Entrega da Restauração do Relógio da Estação do Valongo
11 às 17h - Exposição de Ferromodelismo, no Museu Pelé (prossegue até domingo, dia 19)
11h - Performances Artísticas (circo, teatro e música), tendo como mestre de cerimônia o ator Marcos Frota
12h - Descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da Estação do Valongo
12h - Almoço temático inglês no Estação Bistrô Restaurante-escola
12h30, 14h e 15h - Passeios no Bonde Arte com o ator e contador de histórias Alexandre Camilo. Tema: ‘150 Anos da Estação do Valongo’ (retirada dos ingressos, gratuitos, 1h antes de cada horário; capacidade do bonde: 36 pessoas)
13h - Apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, interpretando peças de grandes compositores ingleses e brasileiros
15h - Exposição de relógios antigos e palestra ‘A História do Relógio’, com o professor Antônio Rodrigues de Lima, no térreo da Estação do Valongo
HISTÓRIA - A ferrovia foi construída graças à ousadia de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Em 1856, ele obteve a concessão do Governo Imperial para construir a estrada de ferro,mas enfrentou graves problemas financeiros e passou a atribuição para São Paulo Railway, empresa inglesa que administrou a estrada até 1947. A linha destinava-se ao transporte dos produtos que seriam exportados pelo Porto de Santos, principalmente o café proveniente do Interior.
Pela São Paulo Railway passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil. Ela também transportou a maioria dos imigrantes que chegaram ao Brasil, cuja pooirta de entrada era o porto santista. Com o fim do transporte de passageiros, a estação foi desativada em 30 de novembro de 1996 e permaneceu abandonada.
Com o objetivo de oferecer segurança aos frequentadores da região, em maio de 2000 a Prefeitura transferiu o comando e o setor administrativo da Guarda Municipal para o antigo armazém de bagagens da estação. E, em setembro do mesmo ano, o local passou a servir de abrigo ao bondinho da recém-inaugurada Linha Turística do Bonde.
Três anos depois, em 12 de maio de 2003, foram iniciados os serviços de recuperação da estação, reinaugurada em 23 de janeiro de 2004. Dois meses, o local passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo. Em julho de 2006, o prédio recebeu o escritório técnico do Alegra Centro e, de outubro de 2007 a 6 de março de 2008, abrigou a sede da Santos Film Commission.
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