quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Guarapuava foi sede da IV Jornada Paranaense de Endoscopia Digestiva

Médicos endoscopistas partici-param em Guarapuava - PR,  nos dias 5 e 6 de outubro,  da  IVJornada Paranaense de Endoscopia Digestiva da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) que contou com a participação de 68 médicos endoscopistas de todo o Paraná, com a marcante presença do corpo médico de Guarapuava.
O evento que teve como foco principal “o atendimento de emergência, endoscopia digestiva. novas técnicas do tratamento endoscópico de doenças pré-can-cerígenas e cânceres digestivos iniciais” reuniu informações de importância sobre os tratamentos mais modernos no setor, os quais já são utilizados em Guarapuava.   
Dentre os destaques a  partici-pação dos médicos doutores José Moacir Mierzva e Jean Ricardo Nicareta de Guarapuava, Júlio Cesar Souza Lobo de Curitiba que debateram sobre o tema: Hemorragia Digestiva: Abordagem e Opções Terapêuticas na Endoscopia. Endoscopia Digestiva Alta – Dr. Luis Fernando Túllio de Curitiba; Colonoscopia – Dr. José Luiz Paccos de São Paulo; Enteroscopia – Dr. Flávio Heuta Ivano de Curitiba; Cápsula Endoscópica – Dr. Guilherme Francisco Gomes de Curitiba. Como abordar as Lesões superficiais extensas do Cólon: Mucosectomia ou Dissecação Submucosa – Dr José Luiz Paccos de São Paulo; Colonoscopia na investigação das doenças funcionais do colón – Dr. Danilo Saad de Ponta Grossa; Qualidade em Endoscopia - Dra Caroline Tatim Saad Vargas de Ponta Grossa, Dr Marcelo Chuchene Baptista de Irati, Dr Matilvani Moreira de Castro; Desinfecção de Equipamentos em Endoscopia com a Enfermeira Maria Edutânia Skroski Castro de Curitiba; Sedação ou Anestesisa: Quando e como? Com Dr Julio Cesar Souza Lobo de Curitiba; Preparo do Cólon com Dr Marcos Ricardo da S. Rodrigues de Ponta Grossa; Colonoscopia: como torná-la mais confortável – Aspectos Técnicos e medicamentosos com Dra. Maria Cristina Sartor de Curitiba; Proteses Endoscópicas nas Neoplasias do trato digestivo: Paliação e ponte para abordagem terapêutica com Dr. Aurélio D’Assunção de São Paulo; Situações especiais para abordagem endoscópica da via biliar- aspectos técnicos com Dr. Antonio Katsumi Kay de Curitiba. Apresentação de Vídeos com Dra Sonia Maria Schneider de Irati, Dr Fábio Passos Azevedo de Santo Antonio da Platina, Dr. Marco Aurélio D’Àssunção de São Paulo com os apresentadores dos vídeos: Enteroscopia, Ecoendoscopia, CPRE, Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia e os apresentadores Dr. Flávio Heuta Ivano de Curitiba; Dr. José Luiz Paccos de São Paulo, Dr. Luciano Okawa de Maringá, Dra.Maria Cristina Sartor de Curitiba, Dr. Mauro W. Bonatto, de Cascavel e Dr. Ricardo Shigueo Tsuchiya de Cascavel.,
Segundo a Dra. Maria Cristina Sartor, presidente SOBED-PR, o evento ultrapassou as expectativas pelo grande número de participantes, bem como pelo alto nível técnico e científico.
Para o Dr. José Moacir, o alto nível dos palestrantes e assuntos discutidos permitem a evolução contínua da medicina de nossa região, trazendo médicos renomados de todo o Brasil, o que irá resultar em melhor qualidade assistencial de nossa população.
Para o Dr. Nicareta, o evento confirma a importância de Guara-puava como pólo Estadual de Saúde, bem como, sua natural e estratégica localização no centro do Estado, permitindo a realização de eventos estaduais de grande porte. Isto consolida e fortalece o grande potencial que nossa cidade tem para sediar grandes eventos estaduais e regionais, pois fica a poucas horas das principais cidades do Estado.
Uma das qualidades que deram marco ao acontecimento foi justamente “considerar que a interiorização do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade dentro da medicina moderna, onde professores de renome e especialistas discutiram temas relevantes da medicina, demonstrando a importância de nossa região. Ficando gravado Guarapuava como referência no setor para o debate e intercâmbio de experiências nas áreas de endoscopia digestiva, gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo e proctologia. Tudo isso no compromisso de que cada vez menos pacientes se vejam obrigados ao deslocamento para outros centros em busca de atendimento e tratamento médico. 
Dr. José Moacir Mierzva 
presidente da IV Jornada faz a abertura

Nenhum comentário: