quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tudo pronto para o I Dia de Campo Florestal

O evento será nesta sexta-feira, com entrada gratuita e tem o intuito de promover o desenvolvimento florestal em Guarapuava e região
            
Nesta sexta-feira, 05, será realizado no Campus Cedeteg/Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), das 9 às 16 horas, o I Dia de Campo Florestal, promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com empresas do setor.

Estão sendo realizados os últimos preparativos para o evento que já tem 13 empresas confirmadas para expor novas tecnologias relacionadas ao desenvolvimento de florestas.

Segundo o engenheiro florestal e um dos coordenadores do Programa de Desenvolvimento Florestal 2012, Pedro Francio Filho a expectativa para o Dia de Campo é excelente, pois se pretende atrair mais de 300 produtores, técnicos, estudantes e profissionais do setor. “Queremos promover o desenvolvimento florestal e agroflorestal com as mais atualizadas tecnologias para a região de Guarapuava e demais municípios no estado do Paraná. Assim cada um dos treze estandes vai trazer informações específicas sobre cada etapa do desenvolvimento de uma floresta - do plantio a colheita da madeira”.

O evento, que faz parte do parte do Programa de Desenvolvimento Florestal, pretende repassar a produtores rurais, técnicos, estudantes, agrônomos, engenheiros florestais e profissionais da área informação técnica, inovação e novas tecnologias sobre a silvicultura. Entre os temas estão a coleta de solos, implantação florestal, condução e manejo, corte manual com motosserras, poda e desrama florestal.

Além da exposição dos estandes, a programação também inclui a palestra sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuários de Baixo Carbono, às 11 horas, com o professor Sebastião Brasil Campos Lustosa, do Departamento de Agronomia da Unicentro. “Vale destacar que o evento é organizado sem nenhum intuito financeiro. O objetivo é a difusão de novas tecnologias e que um maior número de pessoas tenha acesso e possa repassar essas informações que podem colaborar com o desenvolvimento florestal e econômico da região”, observa Francio Filho.

O engenheiro também comenta sobre a expectativa do evento e sobre a continuidade do projeto ao longo dos anos. “Estamos aí com uma gama de pessoas envolvidas e interessadas, observamos que a procura é grande. O Dia de Campo desde ano já é uma semente para que no ano que vem possamos organizar um grande evento, a nível estadual e quem sabe nacional”.

São parceiros na organização do evento Fertilizantes Heringer, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Reflorestadora Schram, Syngenta, Unicentro, Viveiros Pitol, Zico Motosserras, Compo do Brasil, Boutin Fertilizantes e BASF.

Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115.

Nenhum comentário: