quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dia da Internet Segura tem programação especial na Guairacá


No Dia Mundial da Internet Segura, comemorado nessa terça-feira, 10, a Faculdade Guairacá realizou uma programação especial para marcar a data. Foram exibidos diversos vídeos e distribuídas cartilhas explicativas no hall de entrada da instituição, com recomendações e dicas sobre como os usuários podem aumentar a segurança na rede, e também, foi proferida palestra para acadêmicos de Administração e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O Dia Mundial da Internet Segura é marcado por diversas ações em mais de 100 países. No Brasil, as ações estão sendo organizadas pela SaferNet, uma ONG que foi criada justamente para combater crimes e também violação de direitos na internet. Guarapuava, através da Faculdade Guairacá, é uma das quatro cidades do Estado do Paraná a firmar parceria neste evento internacional. As outras cidades são Curitiba, Londrina e Maringá.

O acesso à internet, no Brasil, somente via banda larga, cresceu 71% durante o ano passado. Na onda desse crescimento, surgem os chamados ‘crimes virtuais’. Roubo de senhas de bancos e cartões de crédito, ameaças, pedofilia e preconceito nas redes sociais são os crimes mais comuns. Para o professor Fábio Vinícius Primak, representante da Safernet Brasil, ações como essas são importantes para alertar os internautas sobre os perigos que podem surgir com a navegação sem cuidados. “Muitas vezes, aquele site que distribui livros de graça pode ser um site fraudulento, que não está de acordo com a lei, que faz pirataria. Cabe a nós trabalharmos de forma ética e honesta, mostrando para as pessoas que estão ao nosso redor que as boas práticas são mais eficientes que más”.

Nenhum comentário: