quinta-feira, 2 de abril de 2015

Reinauguração da Sala do Advogado Edgard Virmond Arruda é marcada por homenagens

Com um espaço amplo e estruturado, Sala inaugurada no novo fórum 
de Guarapuava garante funcionalidade, conforto e dignidade
 para o exercício da advocacia


Honesto, combativo, corajoso, batalhador e presente nas lutas em defesa da advocacia. Essas foram algumas das palavras presentes na reinauguração da Sala que leva o nome de Edgard Virmond Arruda, um dos principais ícones da advocacia guarapuavana e paranaense. O ato na noite desta terça-feira (31) foi marcado por homenagens e debates em torno do papel da Ordem e dos profissionais do direito na contribuição para o desenvolvimento da justiça. Espaço único no Estado do Paraná, a sala que fica no Fórum de Guarapuava garantida pela Lei n° 8.906/94 foi planejada e estruturada com recursos próprios da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarapuava e com doações da Conselheira Estadual doutora Edni de Andrade Arruda.

O momento foi um marco na história da comarca guarapuavana ao reinaugurar o espaço como parte da luta também da Ordem pela construção de um novo Fórum. “Por um desses cochilos que se tece a vida e se sacrifica a história, na inauguração desta casa papel essencial exercido pelos advogados foi esquecido, o trabalho incessante feito por todos não merece elogios porque é dever, mas reclama respeito e reconhecimento. A Ordem dos Advogados esteve sempre na vanguarda de todos os movimentos para o aperfeiçoamento da justiça”, lembrou em discurso a conselheira estadual da OAB, Edni de Andrade Arruda.

Filha do homenageado, Edni ressaltou a reinauguração e a lembrança de uma carreira que conduziu Edgard Virmond Arruda a se tornar um ícone da advocacia da cidade. “A Sala dos Advogados no Fórum Estadual foi inaugurada em 1999 com o nome de meu pai, na ocasião, quando ele faleceu em 1990, os advogados da cidade o consideraram um ícone, um símbolo da advocacia em Guarapuava, pela sua combatividade, a sua militância, o seu comprometimento e o respeito que tinha dentro da comunidade jurídica. Hoje é um motivo de muito orgulho para nós com a reinauguração com outra função e finalidade mais contemporânea, esperamos que nela o advogado se sinta acolhido, um lugar de encontro onde será bem atendido sempre” destacou.

Para o presidente da Subseção da OAB em Guarapuava, Marcos Carvalho, o nome de Edgard é uma mostra de que o legado da luta pela advocacia deve ser seguido sempre. “O nome da sala é uma justa e bela homenagem ao advogado, político e ex-presidente de nossa subseção que por décadas militou nesta comarca. Cumpre aqui relembrar que o Dr. Edgard tinha o pensamento de que o cargo político se tratava de uma função pública e não profissão, logo, não deveria ser remunerado”, discursou.

A Sala planejada com todo o espaço necessário para o trabalho dos advogados no fórum garante funcionalidade para o exercício da profissão. “Além de oferecer a todos mais dignidade e conforto, o advogado pode realizar acompanhamento processual, atendimento emergencial a cliente, realizar reuniões com privacidade, obter e solicitar serviços de fotocópias e escaneamento e redigir petições, inclusive para aqueles que vem de outras comarcas podem ser mais bem acolhidos”, afirmou Carvalho.

Presente na solenidade, o presidente da Seccional da OAB no Paraná, doutor Juliano Breda afirmou que a administração da Subseção de Guarapuava está entre as melhores do Estado. “Volto a dizer que esta é uma das subseções mais bem administradas do Estado do Paraná e quando nós participamos da reinauguração de um espaço como esse, isso vem à tona. Por outro lado demonstra de onde vem suas raízes na homenagem a um homem como Edgard Arruda, com um legado de alguém que exerceu a profissão de forma honrada, ética, acumulando a única moeda que vale a pena colecionar nessa vida, que é o reconhecimento social, algo que sempre digo aos jovens advogados, o sucesso na advocacia significa o respeito que se colhe do primeiro ao último ato como profissional”, argumentou Breda.

O vice-presidente da subseção, Antônio Cezar Ribas Pacheco afirmou que a reinauguração representa a importância dos advogados para a justiça como um todo. “Isso representa primeiramente a importância que a Ordem estabelece com os seus membros, a OAB é feita dos advogados, esse nada mais é um espaço destinado a advocacia de Guarapuava, com tudo que é necessário para o andamento de suas demandas. Por isso que o presidente Breda citou esse diferencial de nossa subseção, tudo com recursos oriundos das economias, daquilo que a diretoria prioriza para o conjunto de nossos advogados”, afirmou.

A Subseção ainda homenageou a esposa do doutor Edgard, a senhora Leoni de Andrade Arruda que completa em maio 90 anos, além toda a família presente. A secretária da Subseção, Gizeli Maistrovicz Ferreira e os membros da diretoria, doutor Airton João Penteado e as doutoras Maria Cecília Saldanha e Kellen Vanessa Kaminski de França também foram homenageados.

Compromisso de novos advogados

Ainda durante a tarde, novos advogados realizaram o compromisso com a OAB em Guarapuava. Estiveram presentes, os presidentes da Seccional Juliano Breda e Subseção Marcos Carvalho, além de membros da Comissão de Advogados iniciantes e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA). Os novos profissionais já podem atuar com seus registros e desfrutam da representatividade e defesa da Ordem e dos benefícios da CAA.


A diretoria da subseção, familiares e advogados estiveram presentes no evento. “O advogado é indispensável à justiça e a sociedade, está presente em todos os momentos da vida e da democracia. É preciso pensar que este profissional é indispensável na busca do direito. Por isso fortalecer a advocacia é fundamental a todos nós e a OAB só tem a força e a credibilidade que possui, junto à sociedade por conta da contribuição de cada advogado. Todos nós devemos contribuir para o fortalecimento da Ordem”, disse o presidente da Subseção, doutor Marcos Carvalho.


As fotos da Reinauguração da Sala Edgard Virmond Arruda e do compromisso dos novos advogados:

Nenhum comentário: