quinta-feira, 28 de maio de 2015

Professor da Guairacá profere palestra sobre controle de infecções


Acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Guairacá participaram de uma palestra com o professor Emanoel Severo, que também é presidente da CRECISS (Comissão Regional de Controle de Infecção em Serviços de Saúde), na noite dessa segunda-feira, 25. O tema abordado foi infecções relacionadas aos serviços de saúde e comunidade.
Em uma palestra bastante descontraída e interativa, o professor Emanoel afirmou que abrir discussão sobre esse tema é sempre importante para manter a atenção dos profissionais quanto a aspectos que podem parecer simples, mas são essenciais em qualquer tipo de atendimento. “Por exemplo, o paciente que chega com meningite para internamento é atendido por uma equipe que está de máscara, luva, gorro, avental. Enquanto isso, quando ele chega para fazer a pré-consulta na unidade de saúde, muitas vezes não há todo esse cuidado, que é essencial”.

A palestra vem de encontro com as ações da campanha Eu Me Comprometo a Lavar Minhas Mãos, desenvolvida desde o ano passado em Guarapuava.  Além dessa fala para os acadêmicos de Enfermagem, nesse mês de maio também foram desenvolvidas ações no Dia Mundial da Higienização das Mãos e no Dia do Combate à Infecção Hospitalar, alertando sobre a importância de lavar as mãos para controle de infecções. Segundo Emanoel, essas ações de sensibilização e educação continuada se fazem indispensáveis, como forma de controle de infecções, principalmente em ambientes hospitalares e serviços de saúde. “Através da campanha Eu Me Comprometo a Lavar Minhas Mãos, só ano passado realizei 263 palestras. Falar sobre esse tema repetidas vezes torna-se um grande desafio para mim, mas acredito que a persistência muda a consciência das pessoas”.

Nenhum comentário: