sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Lançada a 2ª edição da revista comemorativa ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Nessa sexta-feira, 30, nas dependências das Clínicas Integradas Guairacá, aconteceu o lançamento da 2ª edição da revista comemorativa ao Outubro Rosa e Novembro Azul, com a presença de acadêmicos, professores e coordenadores de curso da instituição, além de diversas autoridades do município.
O evento contou com a presentação de dança flamenca e com um delicioso coquetel.
A produção conta com artigos de profissionais acerca do tema, informações importantes à respeito dos trabalhos realizados pela instituição no diagnóstico e tratamento do câncer, além de depoimentos de mulheres que enfrentaram a doença e hoje levam uma vida saudável, como é o caso da dona Marize Lemos Rocha, de 59 anos.
Marize estava tomando banho quando passou a mão na mama e sentiu que algo estava diferente em seu corpo. Aflita, ela contou que no mesmo instante foi ao médico. Ela havia realizado exames há pouco tempo e nada havia aparecido de diferente, mas ao realizá-los novamente, recebeu o diagnóstico do câncer de mama. Logo depois de um mês, em Curitiba, passou por cirurgia de retirada da mama. “Foi um momento muito triste e desanimador, na hora meu mundo ruiu em pedaços, chorei muito, não tinha coragem de contar para ninguém. Apenas meu marido e as pessoas mais próximas ficaram sabendo”. Segundo Marize, foi bastante difícil assimilar o diagnóstico. Seu filho tinha 7 anos na época e ela temia a ideia de não poder vê-lo crescer. “Com o diagnóstico de câncer cai a ficha de que não somos imortais e uma hora vamos morrer”.
Marize acredita que a experiência foi uma chance para recomeçar e descobrir um mundo novo, cheio de oportunidades. “Nesse processo, passamos por uma mudança total de valores. Tudo o que eu gostava e achava importante antes, como jóias, roupas e sapatos, nada mais importa. O que fica quando a gente tem o diagnóstico de câncer é que tudo o que importa é a família e o amor deles”.

A coordenadora administrativa das Clínicas Integradas, Bianca Raquel Garcia Pereira, contou que durante todo o ano é realizada a educação em saúde no centro de atendimento, enfatizando e auxiliando no diagnóstico do câncer de mama e de próstata. Nos meses de outubro e novembro em especial, a revista foi criada para incentivar homens e mulheres para práticas simples que podem ajudar a diagnosticar precocemente a patologia. “Sabemos que a melhor forma de educação em saúde é o conhecimento. Portanto, o objetivo de lançar uma revista comemorativa tem o intuito de mostrar que o diagnóstico não é uma sentença de morte, e sim, uma luta pela vida”.


















Nenhum comentário: