domingo, 9 de outubro de 2016

Acadêmicas de Farmácia prestam orientações sobre psicofármacos no CAPS AD

Acadêmicas do 6º Período de Farmácia da Faculdade Guairacá estiveram no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) nessa semana passando orientações aos usuários sobre os psicofármacos.
O CAPS AD é um serviço específico de acompanhamento de pessoas com necessidades de atendimento em decorrência do uso do álcool, crack e outras drogas. A Guairacá é parceira nos projetos de extensão da entidade e vem desenvolvendo nesse semestre diversas atividades, a fim de oferecer maiores condições de mudança de comportamento nos pacientes, além de uma melhora na qualidade de vida.
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Guairacá, professora Luciana Alves Camargo, psicofármacos são substâncias químicas que possuem efeitos comportamentais, alterando o humor, a percepção ou as funções mentais dos indivíduos. “Na ocasião, foram tiradas dúvidas, explicado sobre o que são medicamentos ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, os mais conhecidos, o que podem causar, e também, alertado sobre os efeitos do uso combinado deles com o álcool”.
A acadêmica Patricia Moreira contou que essa foi sua primeira experiência na área. Para ela, atividades de responsabilidade social como essa são muito importantes pelos benefícios que geram para a comunidade. “Todos foram bastante participativos, contaram suas histórias de vida e o que os levaram ao vício. Foi uma experiência gratificante para nós enquanto acadêmicas, poder levar o conhecimento que muitas vezes eles não têm, inclusive, pediram para que voltássemos para explicar mais à fundo sobre as interações entre medicamentos, drogas e álcool”.

Nessa quinta-feira, 06, as acadêmicas também estiveram na Catedral Nossa Senhora de Belém, abordando o tema durante a Semana Nacional da Vida.

Nenhum comentário: