domingo, 2 de junho de 2019

Billy Elliot o musical


Ministério da Cidadania e Brasilprev 

apresentam 


Letras e Libreto Lee Hall
Músicas Elton John
Originalmente dirigido por Stephen Daldry

Direção Geral John Stefaniuk

Versão Brasileira Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler
Diretor associado Floriano Nogueira
Diretor Musical Daniel Rocha

Coreógrafo Peter Darling

Coreógrafos Internacionais Associados Barnaby Meredith e Nikki Belsher

Estreia dia 15 de março no Teatro Alfa

Fenômeno teatral raro que arrebata público e crítica por onde passa, com coreografias impressionantes, história poderosa e a inesquecível trilha sonora de Elton John, Billy Elliot o musical já foi assistido por mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo e ganha montagem inédita no Brasil


Recordista de premiações em teatro musical, vencedor de 10 Tony Award e 5 Olivier Award, Billy Elliot chega ao Brasil em nova superprodução assinada pelo Atelier de Cultura (A Noviça Rebelde, O Homem de La Mancha, Annie), apresentada pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, com estreia marcada para 15 de março no Teatro Alfa, em São Paulo. Baseado no filme dos anos 2000, dirigido por Stephen Daldry, o espetáculo traz o consagrado ator Carmo Dalla Vecchia como Jack, o pai de Billy, acompanhado por 49 atores no elenco, além de 17 músicos e mais de 80 técnicos. Billy Elliot foi licenciado para o Brasil pela MTI (Music Theatre Internacional) de Nova Iorque.


Com músicas de Elton John, o enredo gira em torno de Billy, um menino que descobre querer ser bailarino, contra a vontade do pai. A inspiradora história de um garoto que luta para tornar realidade seu sonho, em meio ao conflito de sua família e comunidade, causado pela greve dos mineiros britânicos (1984-1985), em County Durham, no nordeste da Inglaterra. O roteiro do espetáculo foi inspirado no romance de A. J. Cronin, de 1935. A canção The Stars Look Down, na abertura do musical, presta homenagem ao livro. O enredo é uma celebração inspiradora da jornada de um menino que troca suas luvas de boxe pelas sapatilhas de balé, em incansável busca por superar obstáculos.

Em cartaz com grande sucesso na Broadway por mais de 10 anos, um dos mais aclamados e premiados musicais da atualidade, chega ao palco do majestoso Teatro Alfa, com cinco apresentações semanais, de sexta a domingo.

A produção apresenta os atores Pedro Sousa (10), Richard Marques (14) e Tiago Fernandes (12) no papel título. Estreantes em suas carreiras, os atores-mirins serão responsáveis por dar vida ao icônico personagem. Ensaiando desde dezembro de 2018, os atores devem dominar as técnicas de movimento (acrobacia, ballet, dança contemporânea e sapateado), interpretação de texto e músicas, e canto. O papel de Billy Elliot demanda na dança quatro números de sapateado, dois números de balé e dois de dança contemporânea, além de movimentos acrobáticos. No canto, o pequeno Billy tem quatro solos e quase nunca sai de cena.

O ator Carmo Dalla Vecchia é responsável por dar vida a Jack Elliot, o pai de Billy Elliot: “Trata-se do contraponto na busca pelo sonho de Billy”, comenta o ator. “É quase que um antagonista, que faz parte da família do garoto, mas que vai se enternecendo ao longo do espetáculo”.

Dirigido por John Stefaniuk, canadense responsável pela direção de O Rei Leão, da Disney, mundo afora, o musical traz projeto cênico inédito que potencializa ainda mais o texto e músicas, concebidas por Lee Hall e Elton John: “É um sonho poder dirigir Billy Elliot no Brasil. A pluralidade deste país é encantadora, e faz com que a história do pequeno Billy seja ainda mais relevante”, diz o diretor.

A coreografia do musical, mundialmente assinada por Peter Darling, e especialmente licenciada para a produção brasileira, é o coração do espetáculo. Vencedor dos prêmios Olivier Award e Tony Award de Melhor Coreografia, Peter indicou pessoalmente dois coreógrafos associados que participaram das montagens originais da Broadway e West End para a montagem brasileira: os ingleses Nikki Belsher e Barnaby Meredith. O ballet, a dança contemporânea, o sapateado e movimentos acrobáticos se fundem em movimentos expressivos de todo o elenco.

O espetáculo traz um arrojado projeto de cenografia desenvolvido especialmente para o Brasil, concebido pelo americano Michael Carnahan, responsável por grandes produções na Broadway. Diversas pontes automatizadas, de 13 metros de comprimento, e uma parede de Backstage, que remete ao interior de uma mina de carvão, em boca de cena de 12 metros de altura, indicam a grandiosidade da produção.

A icônica cena do voo do Billy Elliot no número Electricity também se fará presente na montagem brasileira. O diretor de voo R.J. Scala, americano envolvido nas produções de O Rei Leão, Mary Poppins, Wicked, entre tantos outros espetáculos musicais da Broadway, virá ao Brasil para ensinar os três Billy’s a voar no sistema automatizado importado da produção original de Billy Elliot, junto à empresa Fly By Foy.

Os figurinos criados por Ligia Rocha e Marco Pacheco remetem à década de 1980 com modelagens, estamparias, sobreposições e envelhecimento artístico, com pintura de tecido feita a mão, para trazer a pobreza e decadência da comunidade mineira que batalha contra as ações do governo Thatcher.

A orquestra e direção musical são comandadas pelo Maestro Daniel Rocha, responsável pela direção musical de Annie, do Atelier de Cultura. Composta por 17 músicos, as músicas de Elton John serão reproduzidas na formação original de orquestra, como realizado em Londres e em Nova Iorque. Destaca-se, ainda, o poder vocal dos números de coro e dos solistas.
 O desenho de luz fica a cargo do premiado inglês Mike Robertson, vencedor do prêmio Olivier Award, entre outros tantos prêmios ao redor do mundo, um dos maiores nomes para iluminação de teatro musical da atualidade. Seu projeto é criado em conexão com a composição das músicas, do cenário e das movimentações do elenco, no texto e nas coreografias, construindo momentos emocionantes.

A versão para o português, das letras das músicas e do texto, é de autoria de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler (Wicked, A Pequena Sereia, Cantando na Chuva) e revelam singular aderência à poesia original das letras de Elton John e ao texto de Lee Hall.

“Apresentar Billy Elliot no Brasil é motivo de muito orgulho para a Brasilprev, que tem como diretriz apoiar projetos culturais e esportivos voltados ao entretenimento de toda a família. O enredo traz um personagem com uma trajetória que vai do sonho à superação, atitude que nos inspira a enfrentar desafios e atingir grandes projetos”, afirma Ângela Beatriz de Assis, diretora Comercial e de Marketing da Brasilprev, empresa patrocinadora do espetáculo.

Não perca a única oportunidade de assistir no Brasil a grandiosa produção de Billy Elliot, a maior obra do teatro musical da atualidade. Uma experiência teatral tão forte e emocionante, que ficará para sempre em sua memória.

Sobre o Atelier de Cultura Com experiência na gestão de mais de R$ 100 milhões em patrocínio, suas últimas realizações incluem a temporada do musical Annie (2018/2019), A Noviça Rebelde (2018), O Homem de La Mancha (2013/2014, 2017 e 2018), espetáculos que garantiram mais de 15 premiações ao Atelier, realizando 951 sessões de teatro musical e atingindo mais de 500 mil espectadores. Além das produções de entretenimento ao vivo, foi responsável por implantar o primeiro curso profissional e Formação de Atores em Teatro Musical reconhecido pelo MEC do Brasil em parceria com o SESISP, tendo recebido a Medalha Arthur de Azevedo (2013) por serviços prestados a indústria do Teatro Musical. Ainda em 2019 realizará a temporada do inédito A Escola do Rock, de Andrew Lloyd Webber.

Sobre a Brasilprev  Com 25 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia encerrou novembro de 2018 com mais de R$ 250 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 1,9 milhão de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.
Todos os anos a Brasilprev apoia diversos projetos culturais visando proporcionar às famílias brasileiras momentos de arte e diversão. Dentre algumas das ações patrocinadas pela companhia se destacam as exposições “The Art of the Brick”, “A Era dos Games” e “Frida&Eu”, bem como os musicais “A Noviça Rebelde”, “Castelo Rá-Tim Bum” e “Circo Turma da Mônica – O Primeiro Circo do Novo Mundo”.

Sobre a Vivo e a cultura A Vivo acredita que o teatro vai além do espetáculo e investe na cultura como elemento de transformação. Há 14 anos, por meio do Teatro Vivo, em São Paulo e de espetáculos com circulação nacional, a empresa busca proporcionar novas experiências culturais e ampliar nossa conexão com o público. Esse compromisso com as artes cênicas valoriza tanto atores consagrados como novos artistas em espetáculos por todo país.

BILLY ELLIOT O MUSICAL
Teatro Alfa (1.100 lugares)

Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Bilheteria: de segunda a sábado das 11h às 19h; domingos das 11h às 17h. Em dias de eventos até o início dos mesmos. Aceita cartões de crédito (Amex, Visa, Credicard e MasterCard), cartões de débito (Visa Electron e Redeshop) ou dinheiro. Ar condicionado. Acessibilidade. Estacionamento terceirizado com manobrista

Sexta às 20h30
Sábado às 15h e 20h
Domingo às 14h e 18h30

Ingressos:
De R$ 75 a R$ 310

Duração: 170 minutos (com 20 de intervalo)
Classificação: Livre

Estreia dia 15 de Março de 2019
Temporada: até 30 de Junho

Ficha Técnica:

Músicas de Elton John
Ficha Técnica:

Músicas de Elton John
Letras e Libreto de Lee Hall
Originalmente dirigido por Stephen Daldry
Direção Geral: John Stefaniuk
Versão Brasileira: Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler
Diretor associado: Floriano Nogueira
Diretor Musical: Daniel Rocha
Coreógrafo: Peter Darling
Coreógrafos Internacionais Associados: Barnaby Meredith e Nikki Belsher
Coreógrafa Residente: Anelita Gallo
Cenógrafo: Michael Carnahan
Figurinista: Ligia Rocha e Marco Pacheco
Designer de Luz: Mike Robertson
Designer de Luz Associado: Tom Mulliner
Designer de Som: Gaston Birski
Designer de Som Associado: Alejandro Zambrano
Visagista: Cabral
Produtora de Elenco: Marcela Altberg
Produtores Associados: Cleto Baccic, Carlos A. Cavalcanti e Vinícius Munhoz
Apresentado por: Ministério da Cidadania e Brasilprev
Patrocínio: Alelo, Furnas e Vivo
Apoio: Boa Vista
Hotelaria Oficial: Radisson Paulista e Vila Olímpia
Realização: Atelier de Cultura e Governo Federal


Elenco:
RICHARD MARQUES, PEDRO SOUSA e TIAGO FERNANDES Billy Elliot
CARMO DALLA VECCHIA Jackie
BETO SARGENTELLI Tony
VANESSA COSTA Mrs. Wilkinson
SARA SARRES Mãe
INÁ DE CARVALHO Avó
ANDRÉ LUIZ ODIN Mr. Braithwaite
MARCELO NOGUEIRA George
MARCELO GÓES Big Daves



Ensemble
AFONSO MONTEIRO
DINO FERNANDES
FABRÍCIO NEGRI
FERNANDO MARIANNO
GUILHERME PIVETTI
GUSTAVO DELLA
LUCAS CÂNDIDO
OTÁVIO ZOBARAN
RODRIGO GARCIA
SANDRO CONTE
DANILO MARTHO Swing
VITTOR FERNANDO Swing
CARLA VAZQUEZ
MARISOL MARCONDES
LUCIANA ARTUSI
VANESSA MELLO
CLARTY GALVÃO Pit Singer
MARI SARAIVA Swing

  
Crianças
FELIPE COSTA, TAVINHO CANALLE e PAULO GOMES Michael Caffrey
DUDDA ARTESE Alison Summers
ANABÊ DRUMMOND Keeley Gibson
MARIA CLARA MASCELLANI Angela Robson
JÚLIA BERLIM Julie Hope
HELÔ AQUINO Debbie Wilkinson
MILENA BLANK Susan Parks
MEL HENDRIKSEN Tracey Atkinson
LAURA DAGUER Sharon Percy
ANNA BEATRIZ Tina Harmer
ISABELLA DANELUZ Alison Summers
MARTHA NOBEL Keeley Gibson
ANA JULIA SANTANIELLO Angela Robson
THAÍS MORELLO Julie Hope
LUISA BRESSER Debbie Wilkinson
GIGI PATTA Susan Parks
ISA PAGNOTA Tracey Atkinson
GIULIA MATTIELLO Sharon Percy
LIA BOTELHO Tina Harmer

Créditos das fotos: João Caldas Fº






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