“O turismo foi responsável por 9% do
PIB mundial no ano de 2012 e 10% dos postos de trabalho internacionais criados
foram neste setor, o que mostra a influência e responsabilidade das empresas
turísticas para com a sociedade”, afirmou Gabriel Escarrer Jaume,
vice-presidente e CEO da Meliá Hotels
International, ao iniciar seu discurso sobre os avanços da Companhia em
questão de Responsabilidade Social Corporativa, apresentados no evento para o
Relatório Anual de Sustentabilidade 2012.
O Relatório obteve classificação máxima (A+) por mais um ano, segundo a
Global Reporting Initiative (GRI).
Escarrer expôs estes dados para realçar a importância
do compromisso social e ambiental de sua empresa, presente em 39 países. Para
ele, o Relatório de Sustentabilidade é um documento chave para a informação e
conhecimento da Companhia para stakeholders,
e sobre tudo, uma ferramenta de gestão e melhoria contínua. “Os negócios e o
compromisso responsável devem andar de mãos dadas, de maneira que “ser mais
responsável” irá resultar em uma maior criação de valores para a empresa e,
consequentemente, melhores resultados”, disse o CEO da Meliá.
Consciente de que ter resultados econômicos
sustentáveis é condição indispensável para poder agregar valores à sociedade,
Escarrer recordou como a Meliá tem resistido aos anos de crise econômica melhor
do que a média de sua concorrência e está orgulhoso em oferecer oportunidades
de trabalho a mais de 38.000 colaboradores em todo o mundo. Inclusive, destacou
que irá manter seus compromissos com o Global Compact, CDP, Códigos como o
ECPAT – contra a exploração infantil -, o Código de Ética Mundial do Turismo,
assim como renovar a presença da Meliá no Índice de Investimento Socialmente
Responsável, FTSE4Good, e o certificado de Companhia Hoteleira da Biosfera,
evidenciando o cumprimento cada vez maior de padrões sociais, ambientais e
culturais.
Tanto Escarrer
quanto Lourdes Ripoll, Diretora de Estratégias e RSC da Meliá Hotels
International destacaram-se na mídia pela atuação responsável da Companhia,
incluída na Memória de Sustentabilidade, reforçando os seguintes aspectos:
·
No plano social,
há a superação das expectativas da aliança feita com a UNICEF: a sensibilização
de clientes e colaboradores foi tamanha que as contribuições voluntárias
arrecadaram quase um milhão de euros durante os dois primeiros anos de
campanha. Além disso, quanto à integração, a Meliá formalizou a contratação de
31 pessoas com deficiência somente na Espanha e se aprofundou na questão de
acessibilidade, com o lançamento do primeiro website com certificado AA de Acessibilidade para pessoas com
deficiência.
·
No plano
ambiental, a Meliá melhorou sua pontuação no índice de emissões Carbon
Disclosure Project e reduziu suas emissões totais em 6,3% em relação ao ano de
2011. Inclusive, 10% dos hotéis da rede
já são certificados em Turismo Responsável e houve um impulso significativo na
quantidade de hotéis nas Américas com o selo “Earthcheck”.
·
Em matéria de
ética e boa gestão, metade dos membros do Conselho é independente. Além disso,
a Companhia apresentou seu Código de Ética que, além de estabelecer uma
conduta, reúne todos os princípios e compromissos que regem as relações com os
diferentes grupos de interesse da empresa.
·
Além de tudo, no
que diz respeito à geração de riqueza, em 2012 a hoteleira distribuiu
mais de 1.200 milhões de euros (o chamado fluxo de caixa social) entre seus
colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e administrações públicas,
ao qual deve ser adicionada à riqueza gerada por hotéis de terceiros
administrados pela Meliá. Quanto à contribuição da hoteleira a cada comunidade,
incluem-se aspectos como 95% do total de compras serem realizadas com
fornecedores locais.
Escarrer quis destacar um projeto lançado em 2012 que,
segundo ele, representa todos os valores da Companhia: Vocação de Serviços,
Excelência, Inovação, Proximidade e Coerência. O projeto Calvià Beach Resort,
em Mallorca (Espanha), permitiu – a partir da iniciativa da Meliá e graças a
parcerias público-privadas – cumprir a primeira fase do processo de
reestruturação e reposicionamento de um destino maduro como Magaluf,
desenvolvendo um produto inovador, diferente, de maior qualidade e
sustentabilidade social e econômica, contendo o declínio das temporadas. A
Meliá Hotels International teve importante colaboração no surgimento deste
destino nos anos 60 e hoje tem o privilégio de contribuir para sua recuperação
social e econômica.
De acordo com o vice-presidente da Meliá, “em projetos
como esse, que temos o orgulho e a alegria de liderar junto a nossos sócios, é
onde se mostra o impacto que nossas atividades têm sobre a sociedade de uma
região. Sendo assim, os negócios turísticos e o compromisso social estão
absolutamente ligados”. Lourdes Ripoll ainda destacou como principal desafio
para 2013 intensificar a globalização de informações, obtendo uma comunicação
muito mais abrangente, em acordo com o peso cada vez maior que o portfólio internacional que a rede
hoteleira possui.
Ripoll também afirmou que a Meliá participa de um
programa piloto para desenvolver um modelo de “Relatório Integrado”, que irá
assimilar os diversos relatórios anuais (financeiro, de gestão corporativa, de
sustentabilidade, etc...), permitindo oferecer simultaneamente e de maneira
coerente, a imagem verdadeira e transparente da Companhia com enfoques em
curto, médio e longo prazo.
Sobre a Meliá
Hotels International
Fundada em 1956 em
Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá
Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além
de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis
e 90.000 apartamentos distribuídos em 39 países de 4 continentes,
comercializados sob as marcas: Gran
Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá,
único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de
produtos e serviços da Companhia.
Sobre a Meliá Hotels International no
Brasil
A
Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório
corporativo em
São Paulo. Atualmente , administra diversos empreendimentos
localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob
as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels
International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de
hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina &
Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a
abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos
em outras capitais brasileiras.
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