quarta-feira, 24 de julho de 2013

MELIÁ APOSTA NA RESPONSABILIDADE, ÉTICA E BOA GESTÃO COMO CHAVES DE UM RESULTADO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

 “O turismo foi responsável por 9% do PIB mundial no ano de 2012 e 10% dos postos de trabalho internacionais criados foram neste setor, o que mostra a influência e responsabilidade das empresas turísticas para com a sociedade”, afirmou Gabriel Escarrer Jaume, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, ao iniciar seu discurso sobre os avanços da Companhia em questão de Responsabilidade Social Corporativa, apresentados no evento para o Relatório Anual de Sustentabilidade 2012.  O Relatório obteve classificação máxima (A+) por mais um ano, segundo a Global Reporting Initiative (GRI).

Escarrer expôs estes dados para realçar a importância do compromisso social e ambiental de sua empresa, presente em 39 países. Para ele, o Relatório de Sustentabilidade é um documento chave para a informação e conhecimento da Companhia para stakeholders, e sobre tudo, uma ferramenta de gestão e melhoria contínua. “Os negócios e o compromisso responsável devem andar de mãos dadas, de maneira que “ser mais responsável” irá resultar em uma maior criação de valores para a empresa e, consequentemente, melhores resultados”, disse o CEO da Meliá.

Consciente de que ter resultados econômicos sustentáveis é condição indispensável para poder agregar valores à sociedade, Escarrer recordou como a Meliá tem resistido aos anos de crise econômica melhor do que a média de sua concorrência e está orgulhoso em oferecer oportunidades de trabalho a mais de 38.000 colaboradores em todo o mundo. Inclusive, destacou que irá manter seus compromissos com o Global Compact, CDP, Códigos como o ECPAT – contra a exploração infantil -, o Código de Ética Mundial do Turismo, assim como renovar a presença da Meliá no Índice de Investimento Socialmente Responsável, FTSE4Good, e o certificado de Companhia Hoteleira da Biosfera, evidenciando o cumprimento cada vez maior de padrões sociais, ambientais e culturais.

Tanto Escarrer quanto Lourdes Ripoll, Diretora de Estratégias e RSC da Meliá Hotels International destacaram-se na mídia pela atuação responsável da Companhia, incluída na Memória de Sustentabilidade, reforçando os seguintes aspectos:

·                    No plano social, há a superação das expectativas da aliança feita com a UNICEF: a sensibilização de clientes e colaboradores foi tamanha que as contribuições voluntárias arrecadaram quase um milhão de euros durante os dois primeiros anos de campanha. Além disso, quanto à integração, a Meliá formalizou a contratação de 31 pessoas com deficiência somente na Espanha e se aprofundou na questão de acessibilidade, com o lançamento do primeiro website com certificado AA de Acessibilidade para pessoas com deficiência.
·                    No plano ambiental, a Meliá melhorou sua pontuação no índice de emissões Carbon Disclosure Project e reduziu suas emissões totais em 6,3% em relação ao ano de 2011.  Inclusive, 10% dos hotéis da rede já são certificados em Turismo Responsável e houve um impulso significativo na quantidade de hotéis nas Américas com o selo “Earthcheck”.
·                    Em matéria de ética e boa gestão, metade dos membros do Conselho é independente. Além disso, a Companhia apresentou seu Código de Ética que, além de estabelecer uma conduta, reúne todos os princípios e compromissos que regem as relações com os diferentes grupos de interesse da empresa.
·                    Além de tudo, no que diz respeito à geração de riqueza, em 2012 a hoteleira distribuiu mais de 1.200 milhões de euros (o chamado fluxo de caixa social) entre seus colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e administrações públicas, ao qual deve ser adicionada à riqueza gerada por hotéis de terceiros administrados pela Meliá. Quanto à contribuição da hoteleira a cada comunidade, incluem-se aspectos como 95% do total de compras serem realizadas com fornecedores locais.

Escarrer quis destacar um projeto lançado em 2012 que, segundo ele, representa todos os valores da Companhia: Vocação de Serviços, Excelência, Inovação, Proximidade e Coerência. O projeto Calvià Beach Resort, em Mallorca (Espanha), permitiu – a partir da iniciativa da Meliá e graças a parcerias público-privadas – cumprir a primeira fase do processo de reestruturação e reposicionamento de um destino maduro como Magaluf, desenvolvendo um produto inovador, diferente, de maior qualidade e sustentabilidade social e econômica, contendo o declínio das temporadas. A Meliá Hotels International teve importante colaboração no surgimento deste destino nos anos 60 e hoje tem o privilégio de contribuir para sua recuperação social e econômica.

De acordo com o vice-presidente da Meliá, “em projetos como esse, que temos o orgulho e a alegria de liderar junto a nossos sócios, é onde se mostra o impacto que nossas atividades têm sobre a sociedade de uma região. Sendo assim, os negócios turísticos e o compromisso social estão absolutamente ligados”. Lourdes Ripoll ainda destacou como principal desafio para 2013 intensificar a globalização de informações, obtendo uma comunicação muito mais abrangente, em acordo com o peso cada vez maior que o portfólio internacional que a rede hoteleira possui.

Ripoll também afirmou que a Meliá participa de um programa piloto para desenvolver um modelo de “Relatório Integrado”, que irá assimilar os diversos relatórios anuais (financeiro, de gestão corporativa, de sustentabilidade, etc...), permitindo oferecer simultaneamente e de maneira coerente, a imagem verdadeira e transparente da Companhia com enfoques em curto, médio e longo prazo.


Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras. 



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