sábado, 8 de dezembro de 2012

Colunista Social destaque como produto do jornalismo do bem, comemora “Dia do Colunismo Social” no dia 8 de Dezembro


Parabéns a todos os colunistas sociais, homens e mulheres no seu dia, profissionais de grande destaque na mídia e produtores do jornalismo do bem. Aquele que mostra o acontecer das coisas boas das cidades, dos estados e do país. Profissional compromissado com a sociedade onde atua mostrando sempre o melhor, através de belíssimas notas destacando empresas, pessoas e instituições.

Para conhecer melhor a missão do colunista social ou jornalista social devemos dizer que são profissionais especializados que trabalham escrevendo regularmente nos diversos meios de comunicação impressos, jornais, revistas ou apresentadores de rádio

e televisão ou de mídia eletrônica ou web sites. Eles ou elas destacam pessoas, empresas e destinos turísticos de preferência, sempre imprimindo notas belíssimas sobre cidades e comunidade em geral, mostrando sempre o melhor de cada lugar.

Historicamente o nome "coluna" surgiu no século XIX por referência da diagramação de publicações em determinados espaços dos meios, com linguagem diferenciada como a crônica que sempre esteve relacionada com temas específicos. Muniz Sodré e Raquel Paiva, no seu livro “Cidade dos Artistas” apresentam um resumo do colunismo social brasileiro. Na época dos anos 40, existiu uma clara separação entre ricos e pobres. E, portanto, os colunáveis eram grandes empresários, diplomatas e membros do patriciado rural e urbano. Nos anos 50 o destaque foi para burguesia industrial e mercantil. Luxo e glamour sustentavam as colunas sociais, com o tempo, nos anos 90, autores trouxeram as mudanças sendo da maior importância no Brasil a atuação do famoso jornalista, apresentador da TV Globo, crítico e colunista social, Ibrahim Sued, de origem árabe que em 1951 colocou na coluna social seu estilo pessoal de sucesso – franqueza, simpatia e agressividade – famoso pelos destaques de acontecimentos internacionais, eventos, bailes e festas.

Sinteticamente o colunista social reúne informações sobre personalidades famosas na sociedade de uma cidade, região ou país. Trabalham em alguns casos captando notas sobre celebridades, artistas, milionários, figuras excêntricas, autoridades e outras pessoas. Este tipo de jornalismo trata a vida em sociedade mostrando sempre o melhor e mais destacado de cada lugar, subdividindo sua área de atuação em economia, turismo, cultura, negócios, cinema, teatro, música, esportes, etc.

A “hight-society” abrasileiramento de “alta sociedade” inseriu nobres culturas definidas em relações sociais, domínio de línguas estrangeiras, gastronomia seletiva. Assim os colunistas tiveram acesso aos círculos fechados da sociedade, se caracterizando o profissional como a pessoa homem ou mulher que contava algo depois dos eventos. Parabéns a todos os colunistas em nosso dia...!

Luzita Levy
Colunista Social
Diretora Secretária da Febracos e 
Presidente da Acospar, Associação dos Colunistas Sociais do Paraná. 
Vera Martins, vice-presidente da Febracos
 Moacir Benvenutti - Presidente da Febracos
 Ovadia Saadia, Presidente da Apacos - SP
 Fátima Fernandes, Palmas - TO
 Gigi Accioly, Maceió - AL
 Gilberto Amaral, presidente de Honra da Febracos
 Jacqueline Venâncio, Itapetininga - SP
 Laney Langaro - Presidente da Acors - Rio Grande do Sul
 Grupo de colunistas da APACOS - SP
no Hotel Sheraton

Grupo de colunistas do Paraná 
em Ponta Grossa -PR

Nenhum comentário: