terça-feira, 13 de setembro de 2016

Curso de extensão ‘Mitologia, cultura e psicologia’ tem início na Guairacá

A Faculdade Guairacá deu início na última sexta-feira, 09, ao curso de extensão intitulado ‘Mitologia, cultura e psicologia’. Estiveram presentes acadêmicos e professores da instituição, além de profissionais de diferentes áreas de Guarapuava e região.
O intuito do curso é discorrer sobre a importância do estudo da mitologia grega antiga, por meio dos mitos e de outras produções simbólicas para a Psicologia, contextualizando e sistematizando a visão dos autores clássicos que foram buscar na mitologia a base fundamental para suas teorizações.
Para um dos organizadores do evento, professor Carlos Eduardo da Silva Faria, têm sido momentos bastante enriquecedores. “Nós enquanto docentes vemos a receptividade no olhar dos participantes. Tem sido muito gratificante ver o interesse deles, mesmo sem a obrigatoriedade de participar, mas objetivando uma construção do conhecimento acerca do tema. Esse retorno que nos motiva”.
Nesse primeiro encontro o tema debatido e encenado pelo professor Carlos e por alunos convidados do Colégio Guairacá foi em torno dos níveis de amor. “Não trouxemos respostas prontas. A nossa intenção realmente é instigá-los a refletir, porque cada um tem a sua resposta. Isso é feito através de uma abordagem de onde os psicólogos clássicos foram buscar as teorias que balizaram os mitos gregos antigos, contextualizando para nossos dias atuais: o amor para eles era de um jeito, mas para nós é igual ou mudou alguma coisa?”
O curso de extensão ‘Mitologia, cultura e psicologia’ tem continuidade nos dias 23 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro na Guairacá. Os interessados ainda podem efetuar sua inscrição clicando aqui. (https://guairaca.jacad.com.br:8443/academico/eventos/programacao-do-evento/17)

No conteúdo programático do evento ainda será trabalhado o mito do Édipo Rei (o complexo de Édipo), Prometeu acorrentado (sobre a natureza humana), o mito do Andrógino (alamas gêmeas – origem da sexualidade) e o mito de Perseu (o desenvolvimento do Ego).

Nenhum comentário: