quarta-feira, 26 de julho de 2017

Grupo de Apoio Multifamiliar à Adoção encerra atividades do semestre na Guairacá

O Grupo de Apoio Multifamiliar à Adoção (Gama) encerrou oficialmente as atividades do semestre na Faculdade Guairacá. Desde 2007 a instituição desenvolve o projeto, em parceria com a Vara da Infância e da Família. Ele foi instituído como parte do processo legal para adoção no município de Guarapuava, reunindo aqueles que passam ou já passaram por experiências no processo de adoção.
O grupo é coordenado pela professora Monica Adriane Barbosa com o auxílio de cerca de 10 acadêmicos do curso de Psicologia da Guairacá. A professora explicou que durante os encontros é oferecido suporte através de aconselhamentos e debates de assuntos ligados ao preparo para a construção da paternidade e maternidade adotiva. “Cerca de 20 pessoas participaram do último encontro do semestre. Pessoas que já adotaram aproveitaram para contar suas experiências para aqueles que ainda estão no processo de adoção”.
A professora afirmou que as atividades do semestre foram muito proveitosas. “Temos cada vez um número maior de participação, inclusive de solteiros. A maioria das pessoas não sabe que não é necessário ser casado ou estar em uma união estável para entrar com um processo de adoção, isso independente do gênero”.
O Gama retorna com suas atividades no dia 28 de julho na Guairacá, com o tema: filho real versus filho ideal. “No próximo semestre iremos trabalhar com a nova portaria que entrou em vigor. Além da preparação psicológica para adoção, agora também é obrigatória a participação no grupo de pós-adoção e, a cada 3 anos, as pessoas que estão no processo precisam fazer uma reciclagem”.


Nenhum comentário: