quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Professora da Faculdade Guairacá recebe prêmio pela melhor Tese do Brasil em 2018

A Prof. Dra. Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2018 na área de ensino. O reconhecimento veio da sua pesquisa intitulada ‘O Soroban na Formação de Conceitos Matemáticos por Pessoas com Deficiência Intelectual: Implicações na Aprendizagem e no Desenvolvimento’. O prêmio é dado às melhores Teses defendidas no país.
A professora faz uso do Soroban, ábaco japonês, no ensino de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual na Apadevi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais). Por seu uso ser comum em seu cotidiano, surgiu a ideia de inserir essa ferramenta no ensino de matemática para estudantes com deficiência intelectual.
A pesquisa foi aplicada em uma turma com oito alunos com deficiência intelectual, em uma escola especializada nessa área e, de acordo com ela, os resultados foram positivos. “Os resultados foram diferentes entre os alunos. Alguns ainda não haviam apropriado o conceito de números maiores que dois, ou três e, ao final, passaram a compreender quantidades maiores, entre sete, oito”. De acordo com Lucia, outros alunos conseguiram registrar números até 50 e realizar operações de adição e subtração entre esses números. “Um estudante conseguiu realizar operações de adição e subtração entre números maiores que a centena e realizar multiplicações simples. Todos os alunos apresentaram progressos e isso fez com que o Soroban fosse avaliado como instrumento que promoveu o acesso e a aprendizagem desses conceitos matemáticos”, finalizou.

A Tese foi realizada sob a orientação da professora Doutora Sani de Carvalho Rutz da Silva e coorientação da professora Doutora Elsa Midori Shimazaki. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília no dia 13 de dezembro, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: