domingo, 20 de maio de 2018

Faculdade Guairacá amplia coleção científica do Laboratório de Zoologia

Bugio, jaguatirica, tamanduá mirim, coruja, gavião carijó, tucano… O Laboratório de Zoologia da Faculdade Guairacá mantém uma coleção científica de mamíferos de pequeno e médio porte, além de algumas espécies de aves, com expressiva representatividade regional. Nesse semestre, a instituição deu um grande passo no sentido de ampliar ainda mais o acervo. À frente desse grandioso projeto está o biólogo taxidermista Gláucio Kaminski.
Taxidermia é uma técnica exercida por biólogos para preservação de espécies descartadas, para que possam ser usadas como ferramentas para educação ambiental ou como material didático. Glaucio é um verdadeiro apaixonado pela área. Ele é egresso de Ciências Biológicas da Guairacá e possui quase 10 anos de experiência. “Não escolhi a taxidermia, ela me escolheu. No segundo ano de faculdade surgiu a oportunidade de fazer um curso e como eu gosto de coisas inusitadas logo me encantei. A Faculdade Guairacá, além de me proporcionar a formação superior, também abriu as portas para que eu iniciasse nessa área”.
Tamanha habilidade, além de ser o responsável pelo acervo na instituição, o egresso de Ciências Biológicas também presta consultoria na área ambiental no município e tem sido constantemente convidado para ministrar cursos em instituições de ensino. No final desse mês, ele estará na Fafipar (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá), ensinando técnicas de preparo e de conservação de animais taxidermizados, além de incrustação em resina.

Doação

O acervo do Laboratório de Zoologia da Faculdade Guairacá é constituído na sua maioria por doações de mamíferos vítimas de caça ilegal, envenenamento e atropelamento. Qualquer pessoa pode contribuir para a ampliação da coleção didática e científica da instituição. O primeiro passo é levar os animais encontrados à Polícia Ambiental de Guarapuava, que mantém parceria com esse projeto.

Nenhum comentário: