domingo, 20 de maio de 2018

Metodologias ativas: Colegiado de Fisioterapia da Guairacá prepara Avaliação Objetiva e Estruturada

Visando o aprimoramento técnico-científico dos acadêmicos, o Colegiado de Fisioterapia da Faculdade Guairacá se prepara para aplicar a Avaliação Objetiva e Estruturada.
 Durante a atividade, os estudantes têm 7 minutos para ler o caso clínico e, ao entrar na sala de atendimento, realizam atividades com o paciente simulado. Trata-se de uma metodologia ativa de ensino intitulada OSCE – Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (Objective Structured Clinical Examination), muito utilizado nos novos moldes da Medicina conforme explicou o coordenador do curso, professor Luiz Alfredo Braun Ferreira. “A partir do conhecimento que eles estão desenvolvendo em cada Período, são desenvolvidos casos clínicos que simulam a atitude do aluno em relação ao paciente”. Segundo o professor, essa atitude vincula conhecimento prático, clínico e teórico. “O intuito é que desde o 2º até o 10º Período o aluno seja avaliado e, mais do que isso, que ele mesmo tenha essa percepção do que precisa de atenção para um melhor atendimento ao paciente”.

A Avaliação Objetiva e Estruturada será aplicada nos dias 04 a 08 de junho, a partir das 19h nas Clínicas Integradas Guairacá.


Nenhum comentário: