quinta-feira, 24 de maio de 2012

Orlando Pilati receberá homenagem em Brasília


Orlando Pilati (foto Daniel Piza)

No próximo dia 30 de maio, o guarapuavano Orlando Pilati, professor da Universidade Federal do Paraná e primeiro Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2010/2011) será homenageado em Brasília.

O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) presidirá as comemorações dos 30 anos da revista ‘Em Aberto’, a realizar-se no dia 30 de maio. O Professor Orlando Pilati, um dos idealizadores da revista, proferirá a palestra “Memórias em Aberto”. Em seguida, o Professor Pilati será homenageado pelo Inep, juntamente com funcionários, professores e pesquisadores que colaboraram com artigos e resultados de pesquisas sobre a educação brasileira ao longo desses anos. Na oportunidade, o pesquisador e atual Coordenador do Comitê Editorial, Professor Osmar Fávero, falará sobre o tema “Disseminação dos resultados das pesquisas em periódicos da área de educação”.

O periódico ‘Em Aberto’ foi criado no início dos anos de 1980. Constituía-se numa publicação mensal, monotemática, inicialmente voltada para o público interno do Ministério e de seus órgãos e representações nos estados, com o objetivo de estimular e promover a discussão de questões relevantes da educação brasileira, trazendo sempre opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Concretizou-se como um exercício concreto da democracia que se esboçava, enquanto definia um novo papel ao Inep, ou seja, um organismo de estado que faria a ponte com a comunidade acadêmica, trazendo conhecimento e informação científica para os quadros decisórios do Ministério. Mas o público ampliou-se, pois de imediato, houve uma grande demanda das bibliotecas de instituições de educação superior, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais e especialistas de diversos níveis e áreas. O ‘Em Aberto’ continua a ser publicado em formato eletrônico, acessível a qualquer interessado.

Nenhum comentário: