segunda-feira, 23 de julho de 2012

João Carlos Martins fala de sua última cirurgia no Matéria de Capa


Programa da TV Cultura ainda retrata outros casos ligados à ciência e saúde, e traz entrevistas com pacientes e especialistas, neste domingo (22/7), a partir das 19h

São Paulo, 20 de julho de 2012 – O programa Matéria de Capa, apresentado por Aldo Quiroga, irá tratar de ciência e saúde na edição inédita deste domingo (22/7), que vai ao ar a partir das 19h, na TV Cultura.

Neste programa serão tratados os avanços da medicina em várias frentes. Entre outras, a atração destacará a operação do maestro (foto) João Carlos Martins, que teve eletrodos implantados no cérebro, para restabelecer a coordenação entre o cérebro e os nervos da mão.

Para o maestro, que havia perdido o movimento das mãos, a recuperação é quase um milagre. No caso de uma professora ferida num assalto e que também sofreu com a atrofia, a cura dá um novo sentido à vida.

A medicina avança em várias frentes e alcança resultados que surpreendem pacientes e médicos. No Brasil e no exterior, tratamentos pioneiros dão esperança para muita gente. Um estudante paulista, por exemplo, está controlando a diabetes, sem o uso da insulina, graças a uma terapia com células-tronco.

Mas, enquanto avança em alguns sentidos, a saúde pública ainda esbarra em muitos obstáculos. A Organização Mundial de Saúde alerta: a ideia antiga de que uma pequena dose diária de bebida alcoólica faz bem à saúde esconde um perigo. Da mesma forma, os riscos provocados pela maconha sempre foram subestimados, segundo os cientistas.

Além do maestro João Carlos Martins, o programa entrevista a professora Sueli Borges e o estudante Renato Fernandes Silveira (ele tem diabetes e está se livrando da insulina, enquanto a professora recuperou o movimento das mãos).

O Matéria de Capa ainda ouve o médico Carlos Eduardo Couri, PhD e endocrinologista da equipe de transplante de células-tronco da Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.

Classificação indicativa: Livre. 

Nenhum comentário: