sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Faculdade Guairacá formaliza cooperação com a Universidade de Turim, Itália


O Diretor Geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, assinou convênio de cooperação com a Università degli Studi di Torino (Unito), na região de Piemonte, Itália. Os entendimentos foram iniciados em abril com o Vice-Reitor para Assuntos Internacionais, professor Sergio Bortolani, por ocasião do Primeiro Seminário Interuniversitário de Língua, Cultura e Literatura (Brasília-Turim). As instituições concordam quanto à importância e à utilidade de estabelecer relações culturais, científicas e didáticas, a fim de afirmar e consolidar os laços de amizade entre as duas instituições e entre os seus países.
O acordo de cooperação, portanto, contribui para o desenvolvimento do ensino e da investigação científica. Projetos futuros detalharão a cooperação entre as duas instituições em todas as áreas e disciplinas de interesses comuns. As ações incrementarão as possibilidades de mobilidade acadêmica de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.
Turim foi a sede do primeiro parlamento, após a reunificação italiana e tem lugar de destaque na cultura e economia. A Unito, por sua vez, foi fundada em 1404, sendo atualmente uma das maiores e mais prestigiadas universidades italianas. Sua tradição e contribuição para a ciência e cultura contemporânea são exemplificadas por cientistas desde os séculos XVIII e XIX, tais como os matemáticos e físicos Lagrange, Amedeo Avogadro, Ascanio Sobrero, Giuseppe Peano, entre outros. Mas também na área política e social, teve a contribuição de Antonio Gramsci, Togliati, Primo Levi, Norberto Bobbio, Umberto Ecco. Estão entre os seus graduados três prêmios nobéis em Medicina (Salvatore Luria, Rita Levi Montalcini e Renato Dulbecco), além de dois presidentes da República Italiana (Luigi Einaudi e Giuseppe Saragat). Erasmo de Roterdã também está entre os seus graduados (1506).
Soares entende que “A expansão e abertura de portas para a cooperação internacional é importante em qualquer que seja a área, daí o nosso interesse constante em novos acordos”. Para o professor Sergio Bortolani, as áreas propostas na carta de intenções vão ao encontro dos interesses da Unito, pois “Nosso objetivo é não apenas oferecer oportunidades de qualificação avançada em áreas do conhecimento, mas também ampliar as possibilidades de atuação e desenvolvimento da integração cultural e científica entre Brasil e Itália”.
Para as duas instituições, esta será mais uma oportunidade para afirmar e consolidar os laços de amizade entre os dois países, particularmente importante pelo fato do Estado do Paraná ter recebido forte influência italiana desde o fim do século XIX, além de outras etnias que compõem o cenário multiétnico. Este cenário histórico também interessa à prestigiosa Unito.

Legenda da foto: Soares inicia conversações com a Universidade de Turim (Unito)


Assessoria de Comunicação
Faculdade Guairacá/Colégio Guairacá

Nenhum comentário: