sexta-feira, 27 de abril de 2012

Altamira do Paraná comemora aniversário dia 27/04

Origem Histórica. A região que abrange o território do município de Altamira do Paraná era um grande vazio demográfico ocupado esparsamente por famílias que se dedicavam ao extrativismo vegetal, primeiramente a erva-mate, depois a madeira. Formou-se então uma pequena povoação, no interior do imenso município de Guarapuava. Em 1943, com a criação do município de Pitanga, o núcleo passou a ter nova sede administrativa, pertencendo à jurisdição do município recém criado.

Através da Lei Estadual º 4.784, de 20 de novembro de 1963, o povoado de Altamira foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, integrando o município de Palmital. Em 27 de abril de 1982, pela Lei Estadual º 7.571, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município de Altamira do Paraná, instalado em 1º de fevereiro de 1983.

A denominação Altamira foi dada por consenso da diretoria da Companhia de Colonização e Desenvolvimento - CODAL, numa homenagem à cidade de Altamira do Estado do Pará, em 1962. A CODAL adquiriu área de terras e procedeu ao levantamento topográfico da região já parcialmente habitada, cortou e mediu o sítio urbano em lotes e os colocou à venda, procedendo da mesma forma com a zona rural, aproveitando-se da febre colonizadora que assolava o Paraná no começo dos anos sessenta, do século XX.

As atrações são os rios Piquiri e Cantu. O rio Piquiri nasce em Guarapuava e o rio Cantu em Pitanga.

Fonte: prdagente.pr.gov.br 










Nenhum comentário: