domingo, 1 de abril de 2012

Encontro de Colunistas Sociais em Ponta Grossa - PR

    Visita Parque Vila Velha

No domingo 25, a convite da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Elizabeth Schmidt, os colunistas após o saboroso Café da Manhã do Hotel Premium Vila Velha, se dirigiram ao Parque Estadual Vila Velha, localizado a 20 km do centro de Ponta Grossa, onde se encontra  um dos mais importantes sítios geológicos do Brasil em uma área de 3.803 hectares os três emblemáticos atrativos turísticos do município: os Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.

Arenitos

Após os visitantes assistirem a um vídeo de conteúdo cultural e explicativo sobre a formação do parque e suas características, caminhando por duas importantes trilhas é possível encontrar os famosos “arenitos” formações rochosas pré-históricas de 340 milhões de anos, deixado como produto da drenagem do mar existente anterior a essa época, que permitiu o surgimento do material arenoso, cimentado com óxido de ferro originando um conjunto de paredões de 20 a 30 metros de cor vermelha,  que por causa da erosão se converteram em verdadeiras esculturas enigmáticas.

Furnas

Caminhando pelos alongados campos nativos, contrastando a paisagem aparecem as três Furnas, crateras de grande diâmetro que se mostram desafiadoras com sua singular e primitiva beleza, com 100 metros de profundidade, sendo a metade coberta de por água, com interligações subterrâneas entre si. As furnas são também chamadas popularmente como “Caldeirões do Inferno” com características extraordinárias deixadas pelo tempo, para sua admiração.

Lagoa Dourada

A Lagoa Dourada com seus 320 metros de diâmetro é o encontro das águas calmas com as mesmas origens das Furnas, existindo uma ligação subterrânea por intermédio de um imenso lençol freático. Dentre suas características especiais a Lagoa é banhada pelos raios do sol refletindo nas douradas areias que proporcionam seu encanto peculiar junto a uma densa vegetação que permite ao visitante desfrutar de um cenário idílico de pura natureza, em sossego e total liberdade. 
 As crianças escutam atentas as histórias e estórias sobre Vila Velha
 Os visitantes assitem video sobre Vila Velha
 Grupo de colunistas aguardando a Van
 Furnas

 Molde de "Garrafa" esculpido na pedra
 Sergio Ruz e Mauro Piccini

 "Taça" a mais famosa imagem de pedra
 Crianças de Laranjeiras do Sul, visitando Vila Velha


 Marcos e Vera Rosa na Lagoa Dourada
 Grupo de Colunistas na Lagoa Dourada

Lagoa Dourada

 Furnas
 Lagoa Dourada
 Vera Rosa, Mauro Picini comprando artesanato

Nenhum comentário: