sábado, 14 de abril de 2012

Audiência pública hospital regional discute em Guarapuava estrutura na saúde

Com a presença de políticos, autoridades do poder público e líderes de diversos setores, aconteceu na sexta feira, dia 13 no Plenário da Câmara Municipal de Guarapuava a audiência pública “Hospital Regional”.

Mesmo com apenas quatro prefeitos municipais dos vinte prefeitos da Região Centro que integra a unidade de saúde, secretários e representantes de cidades, com muitos discursos foi debatido um dos principais temas que é justamente a construção do hospital regional, uma velha reivindicação, que não teve o interesse dos governos estaduais passados e hoje, cabe perfeitamente essa petição, especialmente quando nossa região conta com 3 deputados estaduais: Artagão de Matos Leão Jr, Cesar Silvestri Filho e Bernardo Ribas Carli.

Na abertura o vereador, Gilson Amaral, manifestou que Guarapuava há alguns anos tinha seis hospitais para atender 130 mil pessoas e hoje são apenas dois para 180 mil habitantes do município.

A vereadora, Maria José Mandu Ribas apresentou dados sobre a saúde em Guarapuava, que conta com 29 unidades de saúde da família, 10 centros integrados de atendimento, duas unidades 24 horas e sete unidades especializadas com ambulatórios. Mostrando que os hospitais São Vicente de Paulo possui 140 leitos em que 100 são atendidos pelo SUS e o Santa Tereza com 229 leitos dos quais 18 são para o atendimento do SUS.

Os oradores na suas declarações fizeram sua manifestação, destacando como a vereadora “como cidades menores que Guarapuava do Paraná tem hospitais regionais e Guarapuava ainda não possui, se a região somando seus municípios é de aproximadamente 500 mil pessoas”.

Para o prefeito, Fernando Ribas Carli, “’é necessário um Hospital Regional com todos os equipamentos e estrutura especializada para que os pacientes do nosso Município e da região não precisem se locomover até outras cidades para receber atendimento hospitalar”.

Em resumo, as autoridades, assistentes e imprensa na oportunidade, na sua maioria expressaram seu agrado pela iniciativa da Câmara, através do seu presidente, João Napoleão, de tratar um tema tão importante como é a estrutura da saúde e rever as necessidades da região de um hospital que permita o atendimento de meio milhão de pessoas. 

No evento o deputado estadual Cezar Silvestri Filho distribuiu folheto falando sobre o trabalho que vem sendo feito no Hospital São Vicente e também as verbas que estão sendo destinadas ao Hospital Santa Tereza.  


Nota: O guarapuavano é anestesiado, não participa quando deve, e depois reclama. A audiência deveria contar com participação de uma parcela maior da população e mais prefeitos da região, como: Pinhão, Cantagalo, Turvo, Pitanga, Palmital, enfim, ninguém consegue nada sozinho, só com a união de forças conseguiremos o Hospital Escola, e o curso de Medicina.  
 A mesa foi composta por Vinicius Traiano, diretor da 5ª Regional de Saúde, 
prefeito de Guarapuava Fernando Ribas Carli, 
presidente da Câmara Municipal João Carlos Gonçalves,
 deputados estaduais Bernardo Ribas Carli, 
Artagão de Mattos Leão Jr, Cezar Silvestri Filho,
 vereador Thiago Cordova
Antonio Cezar Ribas Pacheco, 
provedor do Hospital São Vicente
Público presente
 Nélio, Antenor, Lizandro Martins, Fernando da Maça, Eva Scharan, 
Sady Federli, Almira Angelucci, Maria José M.S.Ribas
 Vereadora Maria José entrega aos deputados Bernardo Carli e Cezar Filho, 
pacote contendo assinaturas com a solicitação da Construção do Hospital Regional
 Prefeito de Campina do Simão Emilio Altemiro Lazzaretti,
prefeito de Goioxim Olivio Agostinho Calsa
 Arildo Ferreira, Silvano Rocha, Thiago Cordova
 Vereadores Gilson Amaral, Lizandro Martins - Magrão
 Secretária Executiva da Câmara, Leony Camargo
Público presente
 Vereadora Maria José Mandu R. Ribas, 
Prefeito de Guarapuava Fernando Ribas Carli, 
professor da Unicentro Silvano Rocha, 
 deputado Estadual,Bernardo Ribas Carli, 
presidente da Câmara Municipal, João Gonçalves dos Santos
 Prefeito de Candói, Elias Farah Neto, 
Diretor da 5ª Regional de Saúde, Vinicius Traiano
 Deputado Estadual Cezar Silvestri Filho,  ladeado pelas assessoras
 Neura Marcondes e Viviane Lustosa de Siqueira Ribas

Nenhum comentário: