sexta-feira, 6 de abril de 2012

Atores se preparam para o espetáculo da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 06, a partir das 20 horas, a Praça da Fé será palco do tradicional espetáculo Paixão de Cristo. Promovido desde 2003, a Paixão de Cristo é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Diocese. A direção artística é da Cia de Teatro Arte & Manha. O público esperado para o evento é de aproximadamente 40 mil pessoas.

A Paixão de Cristo é uma narrativa da vida de Jesus, da realização da última ceia com os discípulos, o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, até a sua morte na cruz e ressurreição. Mais de 800 atores amadores de comunidades paroquianas da Diocese de Guarapuava compõem o elenco que ensaia quatro vezes na semana desde o início da quaresma.

Representação

Neste espetáculo, devido ao número de cenas e a extensão do palco, alguns papéis terão mais de um autor encenando. Jesus será representado por dois atores e Maria por quatro atrizes.

Vânia Winker interpretará uma das Marias do espetáculo. Ela contou que é a sétima vez que participa da Paixão de Cristo. “Comecei a participar ainda pequena e pra mim está sendo uma oportunidade enorme, eu sempre pensava que um dia eu poderia ser uma das Mariasda Praça da Fé, porque eu sou muito devota dela, então pra mim, estar participando, fazendo esse papel é uma honra”, relatou. Winker representará Maria jovem, quando ela recebe a visita do anjo Gabriel.

Bruno Thimóteo representará Jesus nas cenas de condenação e ressurreição. “Eu participo desde a primeira edição, sempre representando Jesus. É muito bom. Ver a emoção das pessoas durante o espetáculo é muito gratificante pra gente”, disse.

O ator Elton Wendl, também será Jesus na peça. Ele contou qual é o significado de um papel como esse. “Acho que é um privilégio ter a chance de representar esse papel. A gente não é digno de representar Jesus aqui na terra, mas pra qualquer ser humano é gratificante. Eu espero atingir o objetivo de todos, representarem um lindo espetáculo e ainda atingir o coração do público”, completou Wendl.

Já Marcelo Carrara fará o papel de Judas pela segunda vez. “Eu participei da primeira edição do espetáculo. Meu papel é um dos maiores vilões, mas também tem a parte do arrependimento, toda a consciência pesada que ele fica, que o leva a se enforcar”, contou o ator.

A diretora da Cia Art& Manha, Rita Felchak, afirma que o espetáculo pretende fazer uma reflexão sobre sua condição humana. “Será que valeu a pena ele ter morrido por nossa causa? A gente aprendeu alguma coisa com isso? Nós queremos questionar exatamente isso, o amor ao próximo. E pensar se ele viesse novamente, nós faríamos tudo de novo?”, questionou.

Estrutura do Espetáculo
Segundo Felchak, o público pode esperar várias surpresas e novidades para esse ano. Uma dela é a ampliação do palco em 100 metros para levar as cenas mais próximas ao público. O palco, este ano, terá cerca de 1.500 metros quadrados.

Rita também conta que para a trilha sonora, a Cia Art& Manha realizou durante um mês e meio estudos e pesquisas para escolher as músicas adequadas. “É uma das coisas mais difíceis de fazer porque são muitas trilhas, músicas que combinem com a cena, que retratem uma época. Ela não pode ser só bonita, ela tem que dizer alguma coisa, a música é o complemento da cena”, contou.

O coreógrafo, Paulo Boiko, conta que todos os anos os figurinos sofrem mudanças. “Os anjos aumentaram, tivemos que produzir mais, antes eram 60 e esse ano passamos para 126, então tivemos que confeccionar novos, além de incrementar os outros figurinos”, afirmou. As coreografias do espetáculo também foram pensadas para retratar fielmente os elementos da época.

Espetáculo Paixão de Cristo será transmitido para internautas

As pessoas que tem interesse em assistir a nona edição do Espetáculo Paixão de Cristo, e não puderem comparecer à Praça da Fé, terão a possibilidade de acompanhar o espetáculo ao vivo, pelo site da Prefeitura (www.guarapuava.pr.gov.br). Essa é uma das novidades sobre a Paixão de Cristo que emocionará o público e também os internautas do mundo todo.
O espetáculo será realizado na sexta-feira santa, dia 06, a partir das 20 horas na Praça da Fé. São mais de 800 atores de diferentes paróquias que se preparam, durante meses, para retratar os principais momentos da vida de Jesus. A realização é da Prefeitura em parceria com a Diocese de Guarapuava, e tem a direção artística da Cia de Teatro Arte e Manha. 


Nenhum comentário: