quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Guarapuava e Rasttat reafirmam intercâmbio cultural e comercial

Guarapuava e Rasttat reafirmaram o intercâmbio cultural e comercial estabelecido há 25 anos por iniciativa dos suábios do Danúbio. Uma comitiva da cidade alemã foi recebida esta manhã pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, no Paço Municipal. Os visitantes também conheceram o Parque Municipal São Francisco da Esperança, onde integrantes dos CTGs Fogo de Chão e Chaleira Preta apresentaram um pouco do tradicionalismo.
No Paço Municipal, Cesar Filho relembrou que a assinatura do termo ocorreu no mandato do ex-prefeito Nivaldo Krüger. Também agradeceu a recepção dos alemães durante sua visita à Rasttat, em companhia do presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, em julho deste ano. “Espero que todos tenham excelentes momentos como tivemos em Rasttat e levem essas lembranças como um importante momento dessa parceria entre o Brasil e a Alemanha”, afirma.
O prefeito de Rasttat, Hans Jürgen Pütsch, que lidera a delegação, disse que estava muito ansioso com a visita, mas não tinha ideia da dimensão da cidade de Guarapuava. “Há seis anos, no início do meu mandato, eu sabia de Entre Rios, mas não sabia de Guarapuava. Agora estou surpreso e encantado com a cidade”, destaca. Quem também contribuiu com essa parceria foi o ex-vereador de Rasttat, Heinrish Juhn, que morou em Guarapuava entre 1951 e 1965. “Aqui eu me casei e nasceram três dos meus quatro filhos. Meu coração bate pelo Brasil, por isso eu venho aqui todos os anos”, diz.

Pontos turísticos
Acompanhados do prefeito Cesar Filho, os visitantes passaram pelo Parque do Lago e conheceram o Parque Municipal São Francisco da Esperança. No local, a invernada artística juvenil do CTG Fogo de Chão, vice-campeã nacional, apresentou danças tradicionais, chula e boleadeira. Já o CTG Chaleira Preta serviu um dos pratos típicos de Guarapuava: a costela dois fogos.
Os alemães registraram cada momento, principalmente nas trilhas do parque e o Salto São Francisco, que possui 196 metros de queda livre, a maior do Sul do Brasil. Nicole Maier-Rechenbach elogiou a receptividade e simpatia dos guarapuavanos. “Gostei de tudo. É tudo muito bonito”, opina a administradora, 43 anos.

A Agrária organizou uma intensa programação para os 30 visitantes alemães, com ato alusivo aos 25 anos da assinatura do termo que tornou coirmãs as duas cidades, visita à cooperativa, baile, almoço típico, entre outros. A delegação permanecerá em Guarapuava até a próxima segunda-feira (14), seguindo para Curitiba e Rio de Janeiro.














































































Nenhum comentário: