sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Professora da Guairacá participa do Inventário Participativo de Aves


A Prof. Dra. Marcia Cziulik, acompanhada pelas pós-graduandas do Curso de Manejo e Conservação Ambiental, Carolini Ryzy e Ana Sékula da Faculdade Guairacá, foram à campo na última semana para participar da segunda edição do Inventário Participativo de Aves do Paraná (IPAVE).
O IPAVE-PR, que foi criado em comemoração ao centenário da ornitologia paranaense, tem como objetivo registrar aves em todo o território do estado. Os dados da primeira edição de 2012 resultaram na publicação de um livro, no formato de e-book, no qual a professora e pós-graduandos contribuíram com dois capítulos. Para a edição de 2013, que ocorreu no período de 21 a 29 de setembro, os locais amostrados foram o Parque das Araucárias, Parque do Lago, Parque do Jordão e uma área rural no município do Turvo onde a equipe foi atrás do gavião-de-penacho, uma espécie com poucos registros para o estado do Paraná.

Todas as informações sobre as espécies visualizadas serão repassadas para a Hori Consultoria Ambiental, em Curitiba, que organiza o evento e compila todos os dados. Eventos como este contribuem para aumentar o conhecimento sobre a distribuição das espécies, e também, os dados podem ser utilizados em programas de conservação.

Nenhum comentário: