quarta-feira, 12 de abril de 2017

Botânica in loco: acadêmicos de Ciências Biológicas da Guairacá realizam saída de campo

No último sábado, 08, acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá participaram do segundo módulo do projeto ‘Botânica in loco’, desenvolvido pelo professor Joelmir Mazon.
O módulo foi realizado no Vale do Jordão com os alunos que participam das disciplinas de Botânica e Sistemática Vegetal. “Percorremos algumas áreas observando e coletando exemplares de fungos e pteridófitas para uso em aulas práticas. Também foi apresentada uma metodologia de coleta sistemática em parcelas circulares para levantamento de pteridófitas e herbáceas”.
De acordo com o professor Joelmir, a divulgação, a promoção e mesmo o desenvolvimento de formas de contato com a rica biodiversidade paranaense devem estar entre as metas do ensino das Ciências Biológicas. “O trabalho em campo representa uma estratégia relevante no âmbito da formação de professores, possibilitando a articulação das questões teóricas com os aspectos concretos vivenciados pelo estudante no contexto em que vive”.

O terceiro e último módulo do projeto ocorrerá no final do mês de abril em lagos do Parque das Araucárias, Parque do Lago e Vale do Jordão, com foco na coleta de algas dulcícolas.

Nenhum comentário: