terça-feira, 4 de abril de 2017

Saída de campo a Ponta Grossa encanta estudantes da Faculdade Guairacá

No último sábado, 1º de abril, acadêmicos do 1º, 3º e 5º Período de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá realizaram uma saída de campo à Ponta Grossa.
De acordo com o professor Joelmir Mazon, que coordenou o passeio, a aula de campo teve como foco as disciplinas de Botânica, Geologia e Biogeografia. Os locais visitados foram: o Parque Estadual de Vila Velha (PEVV) e a Furna Buraco do Padre, onde os alunos de Botânica II puderam observar o habitat e a diversidade da flora criptogâmica, como musgos, hepáticas, samambaias e selaginelas e também fanerogâmica, em especial algumas espécies de cerrado e suas estratégias funcionais de adaptação naquele tipo de ambiente.
Os estudantes de Biogeografia realizaram um trabalho prático de observação das diversas fitofisionomias encontradas no PEVV, como as próprias manchas de cerrado (savana gramíneo-lenhosa) em contato com capões de Floresta Ombrófila Mista e suas diferenças fisionômicas. Já os alunos de Geologia entraram em contato com a formação geológica sedimentar de Arenitos, cartão de visita do local, além das diversas Furnas encontradas no parque, resultadas de intemperismo químico da rocha calcária.

Segundo o professor Joelmir, a Furna Buraco do Padre despertou especial curiosidade dos discentes, devido à sua beleza cênica. “Essas aulas de campo são de grande importância para melhor aprendizado e vivência do conteúdo repassado em sala de aula”, completou. No final do mês de maio ocorrerá mais uma aula de campo, dessa vez para o Canyon Guartelá, em Tibagi.

Nenhum comentário: