domingo, 9 de abril de 2017

Clube Guaira, Câmara Municipal de Guarapuava, Caixa Econômica Federal Guarapuava comemorando aniversário neste dia 09/04

Clube Guaira - Guaira Country Clube
113 anos
No longínquo ano de 1904, vinte e oito amigos reunidos na casa do escrivão Eugênio de Santa Maria resolveram fundar um clube social que, por sugestão do jornalista Luiz Daniel Cleve, chamou-se Clube Guayra. Segundo ele, guayrá na língua tupi significa ave pequena que voa alto.Sua primeira diretoria tomou

posse no dia 09 de abril de 1904 e esteve assim constituída; Presidente Dr. José Alves de Souza Pinto. Vice-Presidente: Coronel Eugênio de Santa Maria. 1º Secretário: Sr. Sezefredo Camargo. 2º Secretário: Sr. Francisco de Paula Alves. 1º Orador: Sr. Olympio Alves Lisboa. 2º Orador: Sr. Joanino Sabatella. 1º Tesoureiro: Sr. Manoel Mendes de Camargo. 2º Tesoureiro: Sr. Rufino dos Santos Pacheco.

No início o clube funcionou em uma sala alugada do Tenente Silvério Furtado. Em 1905 adquiriu uma orquestra própria com o nome de ECHOS DO GUAYRA, cujo maestro foi o Sr. José Rispoli, vindo da Itália. No ano seguinte (1906) comprou um piano que veio de Berlim e hoje se encontra na sala da memória.

Em 1907 alugou uma casa do Sr. Wladislau Kaminski, comprou uma mesa de bilhar, bancos e cadeiras polacas. Em 09 de abril de 1909, inaugurou a sua primeira sede social, onde funcionou até 1969. O terreno localizado à Rua Benjamin Constant, hoje XV de Novembro, foi comprado do Sr. Manoel Mendes de Camargo e a planta foi feita pelo Sr. Ângelo Manente. No ato da inauguração um grupo de jovens cantou o Hino do Guayra, letra de Generoso Borges e música do maestro Francisco de Paula Neto.

De 1969 a 1973, após a decisão de uma Assembléia Geral, o Presidente Dr. Dalmo Cleve demoliu o prédio velho e construiu boa parte do atual prédio que foi inaugurado em 28 de abril de 1979. Em 1976 através de Assembléia Geral aconteceu a fusão com o Guarapuava Country Clube, a passando a se chamar Guaira Country Clube. (Gracita G. Marcondes)






Câmara Municipal de Guarapuava
164 anos
Câmara Municipal de Guarapuava tendo como primeiro presidente o major Manoel Marcondes de Sá, época em que a vereança era estar disposto aos maiores sacrifícios sem remuneração.Isto é, a revitalização de um trabalho voluntário em favor da população local.

O legislativo municipal se dá como páginas de ouro da historia de Guarapuava, junto a uma relação de conquistas um ano após a Freguesia de Nossa Senhora de Belém conquistar a condição de Vila. Concebida oficialmente por Carta Real do Brasil Império de Dom Pedro II.

Naquele tempo os “vereadores” eram chamados de “camaristas” significado de camareiro real; fidalgo a serviço do rei. A importância das Câmaras Municipais era extrema, exerciam as funções executivas, legislativas e judiciais. Expediam as chamadas posturas e fiscalizavam sua execução, conforme previam as Ordenações Imperiais.

Os vereadores detinham poderes absolutos para legislar e governar, e no caso do nosso município só prestava contas dos seus trabalhos à Província de São Paulo. A primeira Câmara de Guarapuava foi composta por quatro camaristas: presidente: o major Manoel Marcondes de Sá e os Camaristas Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim Jose Lacerda, tendo como suplentes: Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco Jose dos Santos.

Com o fim do Império, em 1892 e início da República foi eleito o primeiro prefeito de Guarapuava, o coronel Pedro Lustosa de Siqueira. Assim os vereadores passaram a legislar e fiscalizar os atos do Executivo. Primeiro os camaristas se reuniam nas suas próprias casas e mais tarde na capela dos fundos da Catedral Nossa Senhora de Belém, e finalmente na Câmara Municipal, mais tarde no Edificio Nossa Senhora de Belém


Caixa Econômica Federal


Nenhum comentário: