quarta-feira, 12 de abril de 2017

Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá inicia atendimento ao público

Na quarta-feira, 05, a Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá deu início aos atendimentos odontológicos. Nessa primeira etapa eles são voltados apenas para pacientes das Clínicas Integradas e funcionários da instituição. Os atendimentos à comunidade começam no próximo semestre, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O coordenador do curso na Guairacá, professor João Agadir Pinto Júnior, ressaltou o alto investimento realizado pela instituição, com plena confiança no trabalho que será desenvolvido. “A nova Clínica de Odontologia conta com 15 equipamentos odontológicos, 02 aparelhos de raio-x e toda a infraestrutura necessária para o aprendizado dos acadêmicos e para um bom atendimento aos pacientes”.
João Agadir explicou que a prática dos acadêmicos inicia a partir do 4º Período de graduação, sob supervisão dos professores. Eles começam atendendo pacientes com baixo grau de complexidade, aumentando gradativamente conforme o avanço curricular.
A primeira clínica dos alunos acontece nesse semestre nas disciplinas de Semiologia e de Odontologia em Saúde Coletiva II. A professora Ana Paula Virmond Traiano esclareceu que na disciplina de Semiologia os pacientes são examinados e diagnosticados preliminarmente. “A Semiologia é uma espécie de triagem, na qual o aluno realiza o primeiro contato com o paciente, faz o diagnóstico e encaminha para a especialidade para a qual ele necessita de tratamento”.
Empolgada, a acadêmica Edineia Simi não via a hora de iniciar os atendimentos ao público. “O que sempre mais gostei no curso de Odontologia foram as aulas práticas, onde realmente podemos aplicar o que aprendemos na teoria. Foram nas aulas práticas que me identifiquei com a área da dentística restauradora”.

Infraestrutura
Além da Clínica de Odontologia, o curso na Faculdade Guairacá conta com o Laboratório de Práticas Odontológicas, onde são desenvolvidas atividades práticas nas disciplinas de Materiais Dentários, Anatomia e Escultura Dental, Dentística Pré-Clínica e, a partir do próximo semestre, também na disciplina de Prótese I. O Laboratório de Radiologia é composto por duas salas: a sala de processamento de radiografias, onde estão os aparelhos de raio-x, e a sala de interpretação radiológica, onde estão montados 32 negatoscópios, além de data show e tela para as aulas. Nesse espaço, no próximo semestre também serão ministradas as disciplinas de Dentística Restauradora I, Exodontia I (extrações dentárias) e Endodontia I (tratamentos de canal em dentes anteriores).




Nenhum comentário: