quarta-feira, 19 de abril de 2017

Egressa de Pedagogia palestra para acadêmicos

A egressa de Pedagogia Vania de Lima esteve na Faculdade Guairacá na última quinta-feira, 13. Na ocasião, ela proferiu palestra para as acadêmicas do 1º Período do curso, contando um pouco sobre suas experiências na graduação e como obteve êxito na carreira.
Vania ficou muito grata por retornar à instituição e poder contar sua história. “Entrando na faculdade hoje me passou um filme pela cabeça. Eu trabalhava como diarista, manicure e ainda vendia Natura. Não tinha dinheiro para nada e até tive que emprestar para fazer o vestibular. Todos me chamavam de louca por querer entrar em uma faculdade e privada ainda, mas acreditava que minha vida iria melhorar através dos estudos. Foi então que me matriculei na Guairacá para cursar Psicologia”. A egressa recordou emocionada dos obstáculos que teve que enfrentar para continuar seus estudos. “Minha filha ficou doente e tive que trancar a faculdade. Lembro que gastamos com hospital o equivalente a 3 cursos inteiros de Psicologia. Apesar de ter desistido, o curso me ajudou a compreender melhor as pessoas, a ampliar minha visão de mundo e ter ainda mais vontade de estudar”.
Vania contou que, tendo diploma de magistério, conseguiu aprovação no concurso para atuar como professora em uma escola municipal e tão logo voltou a estudar na Guairacá, dessa vez no curso de Pedagogia. Ali mais uma etapa repleta de desafios se iniciava. “Acordava às 6h da manhã, trabalhava 8h por dia e viajava todas as noites do Pinhão para Guarapuava. Ainda arrumava tempo para cuidar da minha família, não tinha empregada e nem mesmo máquina de lavar. Pagava aluguel e ganhava apenas R$600 na época”, contou. As dificuldades na faculdade também eram muitas. “Não tinha computador, lembro que comprei um pendrive parcelado para fazer as atividades do curso. Foi sofrido, passei fome, frio, vergonha, mas continuei firme”.
Segundo a egressa, o incentivo que recebeu de todos os professores do curso foi fundamental para que ela não desistisse do seu sonho. “Enquanto outros alunos saíam para dançar, se divertir, ou até mesmo dormir, eu estudava. Não me arrependo, nunca tirei nota inferior a 8 e ainda tirei 10 no Trabalho de Conclusão de Curso, com um tema super complexo, que me custou várias noites”.
Após formada, Vania esteve à frente da Escola Municipal Cecília Meireles por 4 anos, tempo no qual realizou diversas melhorias que são lembradas até hoje pelos pais e moradores de toda região. Atualmente ela atua como docente da escola, coordena cursos de Pós-Graduação e recentemente adquiriu o Colégio Expressão, realizando mais um grande sonho seu. “Não existe mercado saturado, existe profissional mal formado. Pedagogo que domina a sua área e é dedicado sempre consegue o que quer. Hoje estou bem, feliz, realizada e continuo investindo em conhecimento”. Perguntada sobre o segredo do sucesso na sua carreira, Vania tem a resposta na ponta da língua e ainda aproveitou para deixar a mensagem como incentivo aos estudantes que estão iniciando a graduação. “Em primeiro lugar acredito que escolhi o lugar certo. Em segundo, somos do tamanho dos nossos sonhos. Sonhe pequeno e você será pequeno. Então acreditem e façam todas as coisas com carinho e dedicação”.
Para encerrar, a coordenadora do curso de Pedagogia na Guairacá, professora Rita de Cássia Luiz da Rocha parabenizou a egressa pelo exemplo de dedicação e determinação que a fizeram, inclusive, ser uma das melhores alunas do curso até hoje. “A Vania é um grande orgulho nosso. Mesmo com todas as dificuldades que, sabemos que não é fácil, ela conseguiu dar o seu melhor”.

A palestra faz parte da disciplina de Pedagogia, Ciência e Profissão, ministrada pela professora Rita. Ao longo do semestre outros egressos do curso serão convidados a participar.

Nenhum comentário: